A Volare, unidade de negócios da Marcopolo responsável pela fabricação de micro-ônibus e líder na categoria, com 52,18% de participação de mercado, comemora 25 anos de atuação nesta quinta-feira (8 de junho). Pioneira na produção de veículos comerciais leves no Brasil, a empresa se diferencia, ainda hoje, por oferecer uma linha de modelos inovadores, funcionais, robustos e personalizados para diversos segmentos, a exemplo de fretamento, escolar, rural, turismo, off-road e urbano.
– A comemoração dos 25 anos representa a consolidação da empresa na categoria de micro-ônibus. Até 1998 esses modelos não tinham uma marca própria. Com a Volare no guarda-chuva da Marcopolo abrimos novas oportunidades de mercado, inclusive com uma participação mais expressiva no segmento nacional – comenta o diretor de Operações Comerciais Mercado Interno e Marketing da Marcopolo, Ricardo Portolan.
Crescimento exponencial
Atualmente, a marca está presente em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, e em São Mateus, no Espírito Santo, onde emprega cerca de 1.900 colaboradores. Em 2022, a marca fechou o ano com cerca de 4.100 unidades fabricadas.
– Estes números demonstram o crescimento exponencial da Volare e o quanto seus produtos ampliam a participação mercadológica da Marcopolo. Nosso objetivo é contribuir com o fortalecimento e a modernização do transporte por meio de inovação e tecnologia que atendam às demandas do mercado – salienta Portolan.
Esse crescimento exponencial, inclusive, é reflexo do movimento promovido por empresas que se organizaram durante o período de distanciamento social, no ápice da pandemia de covid-19. À época, muitas companhias optaram pela troca de vans por micro-ônibus para o transporte de profissionais – ação que aqueceu o segmento de fretamento.
Após a retomada econômica, com a normalização das atividades, outros setores voltaram a ganhar força, como turismo, urbano e até mesmo empresas que precisaram investir na renovação de frotas para o fretamento, o que também reverberou positivamente nos negócios da Volare.
Qualidade em pauta
Os veículos Volare têm configurações de 6 a 10 toneladas, sendo produzidos de acordo com a necessidade de cada cliente. Em 25 anos, já foram fabricadas mais de 77 mil unidades, que circulam em mais de 30 países na América Latina, no Oriente Médio e no continente africano.
A companhia possui mais de 45 pontos de atendimento no país com toda a estrutura que envolve atendimento especializado de vendas de veículos, manutenção, venda de peças, assistência técnica e pós-vendas. No exterior, são cerca de 20 pontos dedicados ao atendimento de clientes.
É válido destacar que a atenção dada à usabilidade e segurança dos produtos rendeu à Volare certificações que atestam a qualidade dos processos e veículos da unidade de negócios.
Dentre elas, está a norma ISO 9001, que consolida o comprometimento com o aperfeiçoamento contínuo e a satisfação do cliente. Já o certificado OHSAS 18001 garante o gerenciamento dos riscos dos parques fabris, por meio de monitoramentos ambientais, prevenção, educação dos colaboradores e melhoria do ambiente de trabalho. Enquanto isso, a ISO 14001 reflete a avaliação dos impactos ambientais das atividades realizadas pela Volare, com foco no atendimento da legislação aplicável e o desenvolvimento sustentável dos processos de produção da companhia.
– Seguimos em busca de soluções que ampliem as possibilidades dos condutores e passageiros de micro-ônibus. Nossa meta é que a Volare siga como referência no mercado, com inovações e produtos que estejam sempre alinhados às tendências de mobilidade – finaliza Portolan.
Confira o vídeo preparado pela Volare sobre o assunto: