Além de presentes de chocolate, a Páscoa pode ser um momento muito especial para estimular a imaginação das crianças e sua memória afetiva de períodos importantes da infância, como os feriados festivos. Para garantir que recordações gostosas sejam criadas, nada mais divertido do que jogos e brincadeiras.
Como grande protagonista da história, o coelhinho da Páscoa deve estar no centro da decoração. Isso porque, com o passar dos anos, a imagem do bichinho se tornou um símbolo nas celebrações. Tendo início no hemisfério norte, onde a data marcava o fim do inverno e início da primavera, era o momento em que os animais apareciam nos campos com os seus filhotes.
O ovo de Páscoa também não surgiu por acaso. Ele é símbolo do começo da vida e da fertilidade que representa esse período entre os animais. Interessante, né?
Então, que tal se inspirar nessa história e começar a planejar a decoração e as brincadeiras para fazer na sua casa? Confira algumas ideias:
Caça aos ovos
Esconda os ovos de Páscoa pela casa e faça uma busca ao tesouro!
- Na noite que antecede a Páscoa, esconda os ovinhos de chocolate (ou cascas decoradas) pela casa.
- Para traçar os caminhos, você pode deixar dicas ou enigmas que tornem a brincadeira mais desafiadora, como um mapa do tesouro. Outra ideia é aplicar adesivos com pegadas de coelho ou até fazê-los com um pouco de talco. Se você mora em apartamento, aposte em gavetas, armários e cantos pouco acessados.
- Na manhã de Páscoa, reúna todas as crianças para a brincadeira e explique as regras. Para manter a contagem e guardar os chocolates encontrados por cada um, distribua cestas identificadas – dessa forma, ninguém se confunde.
- Ao final da brincadeira, chame todos os participantes para contar os ovinhos. A criança que tiver a cestinha mais cheia, ganha um presente especial.
Decoração de ovos:
Forneça ovos cozidos, tintas, adesivos ou canetas coloridas e deixe as crianças soltarem a imaginação na decoração dos ovos de Páscoa. Após pintados, eles ainda podem servir de decoração na casa para estimular a criatividade em inventar novos desenhos e participar ativamente da festividade;
1. Primeiro, escolha o material que deseja usar. Pode ser isopor, cascas vazias, ovos cozidos ou o que preferir;
2. Agora é hora de juntar as tintas, o glitter, as canetinhas, os adesivos e tudo que a criatividade mandar;
3. Em seguida, faça um furinho no ovo para que possa decorá-lo com maior facilidade. Uma dica é usar um pequeno palito. Ele deve ficar apoiado em algum objeto para que o ovo fique em pé;
4. Para pintar com tinta, você pode tanto mergulhar os ovos em uma água com corante, assim como tingir com o auxílio de uma esponja ou pincel;
5. Mas, se preferir decorar com canetinha, o céu é o limite. Coloque o seu lado artístico para funcionar e aproveite materiais como o glitter para deixar tudo mais colorido.
Corrida de colher
Coloque ovos de plástico ou cozidos em colheres e peça às crianças para correrem até a linha de chegada sem deixá-los cair. Você pode variar o nível de dificuldade conforme a idade dos participantes.
1. Para brincar, só é necessário marcar um ponto de partida e outro de chegada;
2. No desafio, os participantes terão que atravessar de uma linha a outra segurando uma colher, na qual se equilibra o ovo;
3. Vence a criança que chegar primeiro à linha de chegada sem derrubar nada;
4. Se houver muitos participantes, a brincadeira também pode virar uma corrida de revezamento.
Artesanato de Páscoa
Além da decoração de ovos, recortes em formato de orelha de coelhos podem integrar diversos itens da casa, como vasos de plantas, porta-lápis e até copos divertidos para o café da manhã.
1. Para começar, forneça uma bandeja com vários elementos de artesanato. Algumas ideias são: linhas coloridas, miçangas, giz de cera, aquarela, pinceis, papel crepom, cola, tesoura, entre outros.
2. Peça às crianças para pintarem ovos, coelhinhos, cestinhas de Páscoa, rabinhos com pompom, entre muitas outras inspirações;
3. Por fim, use as suas criações para decorar os ambientes e insira as crianças na brincadeira de escolher o melhor lugar para exibir as suas obras de arte.
Jogo da memória
Crie um jogo da memória com imagens de ovos, coelhos, cenouras, etc. Além de simples, esse jogo é ótimo para entreter crianças menores e pode ser compartilhado com os adultos da sala.
1. Usando uma folha de papel, decida se prefere usar seus dons artísticos para desenhar símbolos da Páscoa ou imprimir diretamente da internet;
2. Caso decida desenhar, você vai precisar de canetinhas e lápis de cor para deixar as figuras o mais atraente e visuais possível. Isso irá ajudar as crianças a não confundirem os desenhos ou se perderem no jogo;
3. Em seguida, com tudo pronto, recorte as cartinhas em tamanhos iguais (isso é muito importante) e plastifique com papel contact transparente. Assim, poderá usar muitas vezes no futuro.
4. Quanto mais cartinhas, maior o nível de dificuldade do jogo. Pronto! Agora é só reunir a criançada.
Com todas essas opções de brincadeiras, vai ser difícil deixar a data passar em branco. Lembre, no entanto, que é importante que todas as crianças se divirtam e, até aquelas que não conseguirem ganhar alguma das gincanas, sejam premiadas, demonstrando que o legal é o esforço e a participação de cada um.
Gostou das nossas ideias de decoração de Páscoa e brincadeiras? No Rissul, você encontra mais opções para fazer do período um momento delicioso. Não deixe de baixar o app e conferir todas as ofertas.
* Ofertas válidas para as lojas físicas.
* A venda e o consumo de bebida alcoólica são proibidos para menores.
* Se for dirigir, não beba.