Lavar roupa não precisa ser uma tarefa estressante e monótona na rotina. Ao contrário, com os devidos cuidados, pode ser um momento para relaxar e cuidar mais do que é seu com carinho e delicadeza.
Para tudo fluir com tranquilidade, existem diversos processos que podem ser seguidos para que as roupas fiquem mais limpas e cheirosas. Dentre eles, algumas técnicas que aprendemos quase que naturalmente, como usar o sabão de coco, deixar a roupa de molho ou separar as peças coloridas das brancas. Além disso, muitas outras práticas podem ser descobertas a cada dia, ajudando a facilitar esse momento – tanto no tanque quanto na máquina de lavar.
Mas, com tantos produtos disponíveis no mercado e específicos para cada uso (sabão em pó, sabão líquido, amaciante, sabão em barra, aditivos e etc), a facilidade da vida moderna também pode se transformar em uma mini dor de cabeça. Para te ajudar a tomar as melhores decisões na hora de cuidar das roupas, separamos algumas dicas:
Sabão e amaciante
Durante o processo da lavagem, o primeiro produto a entrar em contato com as peças é o sabão em pó ou líquido. Nessa etapa, as roupas se enrolam na máquina, o que faz com que as fibras dos tecidos fiquem contorcidas. É neste momento que entra o bom amaciante. O uso correto desse parceiro faz com que o tecido fique mais macio e perfumado, além de facilitar na hora de passar a ferro ou a vapor. Por isso, quando o compartimento dos produtos não for separado (na máquina), nunca adicione o amaciante junto ao sabão, o erro pode fazer com que as suas peças saiam manchadas.
Dosagem correta
Não existe mistério para acertar na dose do sabão em pó, basta usar um dosador ou um copo americano de 200 mililitros. Para uma máquina cheia de roupas, entre 8kg e 12kg, um dosador cheio é suficiente. Já, se for lavar entre 5kg e 7,5kg, meio dosador fará bem o serviço.
O sabão líquido, por sua vez, pode oferecer maior praticidade, pois se mistura mais fácil com a água e não mancha as roupas ou deixa restos de sujeira na máquina. Além disso, o produto é conhecido por manter melhor a cor dos tecidos. Para medir a quantidade da opção líquida, tenha em mente que um dosador cheio é suficiente para até 8kg de roupa. No entanto, fique atento aos avisos e recomendações de cada marca.
Já na hora de usar o amaciante, a dica é utilizar a própria tampa do produto. Para se ter uma ideia, para 5kg a 7kg de roupa, meia tampinha basta. Já entre 10 e 12 quilos, opte por uma tampa inteira. A atenção no momento de inserir tanto o sabão quanto o amaciante, pode evitar que você exagere na quantia. Lembre que, uma quantidade maior de produto não quer dizer mais limpeza e pode até estragar as roupas ou a sua máquina de lavar.
Amaciante no tanque
O ato de lavar as roupas à mão é cansativo, mas às vezes é necessário – já que diversas peças delicadas não podem ir na máquina ou poderão sair danificadas. Nesse momento, você precisa recorrer ao famoso tanque. O que muitas pessoas não sabem é que, optar por isso, não significa ter que descartar a ajudinha de um amaciante. Inclusive, usá-lo durante este processo é bem simples. Basta retirar bem o sabão, cobrir a roupa com água limpa e aplicar o produto. Deixe tudo de molho, sem ultrapassar dez minutos no balde ou na bacia, e finalize enxaguando bem.
Alvejante com ou sem cloro?
O alvejante é um produto que pode auxiliar muito na limpeza de roupas com manchas. No entanto, possui certos truques para não estragar os tecidos. Tanto o alvejante à base de cloro (água sanitária) quanto o à base de água oxigenada podem ser utilizados, a diferença é que o cloro serve apenas para lavagens com tecidos brancos e nunca deve ser misturado com sabão em pó.
Sendo assim, se deseja tirar as manchas com segurança, fique de olho nas roupas e não deixe de molho mais do que 15 minutos, no máximo. Após esse processo, é possível lavar normalmente com o sabão da sua preferência. A medida do produto sempre irá depender da quantidade de roupas, mas é recomendável colocar uma tampinha (1 ml) para cada 1 litro de água. Enxágue bem e torça cada peça.
Lava e Seca
Diferente das demais máquinas, a lava e seca requer alguns cuidados especiais. Uma carga de roupas acima do limite, por exemplo, pode sobrecarregar o motor do equipamento, que não conseguirá secar de forma satisfatória o mesmo montante de roupas que foram lavadas. Isso porque a secagem sobrecarregada diminui o fluxo de ar e faz com que a roupa seque mais lentamente. Ou seja, uma carga de roupas acima do limite pode apenas desgastar a máquina, diminuindo a vida útil do equipamento e reduzindo o seu desempenho.
Sendo assim, é necessário ter um cuidado extra com as toalhas, os cobertores e os moletons, que podem ficar ainda mais pesados quando molhados. Além disso, essas peças que acumulam mais água, tornam a secagem das outras mais lenta. Então na hora de secar, separe os itens leves dos pesados, e seque-os separadamente.
Outra coisa que você pode fazer é esquecer o mito de que as suas roupas só podem ser limpas com água quente. Os responsáveis por garantir essa limpeza são os detergentes apropriados para cada tipo de roupa. Usando a água fria, você opta por economizar energia e garante que suas peças durem mais – já que a água quente causa um maior desgaste dos tecidos.
Outras dicas
Agora, se você busca por um resultado ainda melhor, a recomendação é sempre espalhar muito bem as peças ao redor do agitador ou tambor da lavadora. Assim, as roupas tendem a ter mais espaço entre elas e desfrutar de uma melhor limpeza.
Ficou ansioso para testar as dicas? Toda terça-feira é Dia da Limpeza no Rissul, com diversas ofertas em sabão em pó e líquido, amaciantes, alvejantes e muito mais para cuidar das suas roupas. Não deixe de conferir as ofertas no site e no app Rissul, antes mesmo de sair de casa.
* Ofertas válidas para as lojas físicas.
* A venda e o consumo de bebida alcoólica são proibidos para menores.
* Se for dirigir, não beba.