O Brasil é o país do café. Maior produtor, exportador mundial e segundo maior consumidor da bebida – segundo a Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC) –, o país é famoso pela qualidade deste produto mundo afora. Mas além de exportar, o cafezinho faz parte do dia a dia de milhões de brasileiros. Segundo o Conselho Nacional do Café (CNC), o brasileiro consome, em média, duas xícaras por dia, e o Rio Grande do Sul acompanha essa preferência.
Pensando nisso, a Melitta lançou recentemente uma embalagem comemorativa de seus cafés Tradicional e Extraforte, nas versões de 500 gramas, para celebrar a Semana Farroupilha. A novidade chegou aos supermercados no começo de setembro com as artes desenvolvidas pelo renomado artista plástico Eudes Correia.
Para ilustrar a cultura e a tradição do gaúcho, o artista utilizou a técnica de aquarela para representar a dança, o churrasco, o chimarrão, a árvore de araucária e outros símbolos. Essa é a primeira vez que a Melitta cria uma embalagem especial em homenagem à Semana Farroupilha.
– A alma, a vivacidade, a força e a personalidade do gaúcho foram as principais inspirações para o desenvolvimento da aquarela – comenta Correia.
Em entrevista, Jonatas Rocha, diretor de marketing na Melitta, fala sobre a ação da marca de café no Estado.
Como surgiu a ideia de fazer esta embalagem especial?
Queremos nos aproximar e gerar cada vez mais afinidade com os consumidores gaúchos e suas tradições. Para isso, lançamos uma embalagem especial do nosso café Tradicional e Extraforte com a temática da Semana Farroupilha. Sabemos que o café fresquinho Melitta faz parte do dia a dia dos gaúchos e decidimos comemorar de maneira especial esse momento para os nossos consumidores. Acreditamos que um café fresquinho Melitta tem o poder de despertar os sentidos e tornar toda a experiência mais intensa, por isso convidamos todos a sentirem mais a vida na Semana Farroupilha.
Como foi o processo de criação?
Contamos com a parceria da agência A10 para o desenvolvimento dessa embalagem, ilustrada em aquarela pelo renomado artista Eudes Correia. Para esse desenvolvimento, a agência A10 resgatou aspectos importantes que movem e representam o povo gaúcho – a dança, o churrasco, o chimarrão, a araucária e muitos outros símbolos, todos representados na ilustração desenvolvida pelo artista, conhecido pelo seu trabalho com aquarela. E, como além de hábitos, trajes e cores, as comidas típicas são itens tradicionais em festividades da região, a embalagem traz, no verso uma receita de cuca de uva e o convite para os consumidores degustarem o prato junto com um café fresquinho Melitta.
Por quanto tempo a embalagem estará disponível?
Ela deverá estar disponível durante todo o mês de setembro e início de Outubro, até durarem os estoques, dependendo do ponto de venda. A embalagem comemorativa está disponível nos principais supermercados do Rio Grande do Sul.