Múltiplas possibilidades de lazer, cultivo às tradições, compras, entretenimento, conhecimento e negócios. Essas são as oportunidades que a Nova Expo, primeira feira multisetorial de Nova Petrópolis, oferece aos visitantes. Com o lema: "Uma grande feira para viver novos momentos", a Nova Expo será realizada entre os dias 12 e 21 de agosto, no Centro de Eventos do município.
A feira tem como objetivo apresentar o melhor da Região das Hortênsias e traz uma série de atividades, com diferentes profissionais e áreas de atuação, para proporcionar variadas experiências ao público. A programação da feira multisetorial conta com expositores dos setores do comércio, da indústria, de serviços, do agronegócio e de variedades, e terá o lançamento da cerveja oficial da feira. Os espaços da Arena Órbita Sebrae X e da 1º Winterfest são as grandes atrações do evento.
A Arena Órbita Sebrae X une a marca de inovação do Sebrae RS com o hub de inovação de Nova Petrópolis, o Órbita Deutch Valley, iniciativa da Associação Comercial e Industrial da cidade, que também é a promotora da Nova Expo. O espaço oferece, gratuitamente, mais de 50 palestras, em 40h de programação. O objetivo é discutir temas que estimulem a inovação, negócios e empreendedorismo. O espaço terá palestras diárias com temas como inovação, empreendedorismo, empresas familiares, varejo e vendas, design, sustentabilidade, economia e finanças, mulheres e negócios, marketing digital e turismo. As palestras terão nomes de peso, como Luciano Potter, Rafael Nonemacher, Thedy Corrêa e Paulo César Tinga são algumas das que podem ser conferidas gratuitamente pelos visitantes.
Outro espaço pensado para o público é a 1º Winterfest, um Festival Cultural para enaltecer a cultura e as tradições germânicas da cidade por meio da música, dança, folclore e gastronomia. O palco receberá apresentações como a Banda Barbarella, Os Fagundes, a dupla Anderson e Matheus, Badin-O Colono, Rodrigo Adams, além dos Jogos Germânicos, bandinhas típicas e grupos de dança da cidade.
Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (ACINP), Marcos Alexandre Streck, a feira é uma oportunidade de trazer inovação e manter as tradições, a cultura e a identidade da "Terra mais germânica da Serra Gaúcha".
– Como empresários, precisamos estar inovando, sempre. E por que não buscar essa temática em Nova Petrópolis? Temos uma tradição germânica muito forte que traz junto a qualidade e a tecnologia. Muitos produtos e empresas de ponta são alemãs. Precisamos estar atentos às novidades, investir em inovação, reter e buscar talentos e gerar emprego e renda – destaca ele.
Em entrevista, Streck comenta sobre as atrações da feira e as novidades que aguardam o público visitante.
O que motivou a criação de uma feira multisetorial como essa?
Nós temos, em Nova Petrópolis, uma economia bastante diversificada na parte de indústria, serviços, gastronomia e turismo, então a gente estava há muito tempo pensando em fazer uma feira que abrangesse todos os setores. Queremos contemplar nossos empresários, empreendedores e o público, para conhecer o que temos de melhor.
Que atrações o público pode encontrar na Nova Expo?
Estamos trazendo vários diferenciais para o evento. Vamos ter atrações de gastronomia, teremos um parque de diversões, algo inédito em Nova Petrópolis, o Winterfest, atrações para todos os públicos. Mas a grande novidade é o Arena 360°, com palestrantes e temas diversos para incentivar o empreendedorismo e as boas práticas. O embrião da Arena nasceu dentro da ACINP. Em parceria com outras entidades, nós temos o Orbita, um hub de inovação. Dentro desse ambiente, nós começamos a pensar em trazer essa experiência de inovação e empreendedorismo para a Nova Expo. Todo ano buscamos fazer eventos com a melhor qualidade. Notamos que cada vez que fazemos um evento, precisamos inovar, nos reinventar, evoluir de forma constante e ousada.
Analisando a programação da Nova Expo podemos perceber a união do tradicional com o novo. Qual é a importância dessa junção na atualidade?
Nós temos, em Nova Petrópolis, empresas bem tradicionais de diversos setores. A ideia é dar um ânimo para quem está começando ou para quem está buscando novidades no mercado. Queremos reter os talentos que estão saindo da faculdade e mostrar que a cidade tem muitas oportunidades. É uma cidade boa de morar e de empreender, que tem o mix do tradicional com o novo, o futuro e a inovação.
É a primeira edição da feira. Como está a expectativa de público?
São 10 dias de feira e estamos com a expectativa de 30 mil pessoas, mas acredito que esse número será superado. A previsão do tempo também está a nosso favor, pois os próximos dias serão de tempo aberto. Escolhemos a dedo essa época de agosto, porque não tem nenhum outro evento na região e porque se aproxima mais do final do inverno, por isso o Winterfest, para celebrar a estação. Todo evento gera uma expectativa e por ser o primeiro nos deixa bastante ansiosos. Podemos ver nos eventos da região que todos estão bem movimentados. Então, esperamos que continue assim com a Nova Expo.
A Nova Expo promete proporcionar aos visitantes novos momentos. Nos conte um pouco sobre as experiências únicas criadas para a feira.
A cerveja do evento foi criada exclusivamente para a Nova Expo, criada pela Cervejaria Traum. É um chopp stout, muito bom, e o pessoal que vem para a feira tem mais essa atração: conhecer uma bebida autoral que só se encontra aqui, em Nova Petrópolis. Temos shows para crianças, para casais, para jovens e idosos. É para todos os gostos mesmo. É uma feira que vai atender todos os públicos.
A Nova Expo é uma realização da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (ACINP), e conta com o patrocínio de Sicredi Pioneira, Ave Serra, Badesul, Banrisul, Benoit, Ecosul Energia Solar e Quatrun Lareiras; Apoio de SEBRAEX e da Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis.
A programação completa da Nova Expo pode ser conferida no site e nas redes sociais Instagram e Facebook.
----------------------------
1ª Nova Expo e 1º Winterfest
Quando – 12 a 21 de agosto
Horários – Segunda a quinta-feira, das 15h às 21h / Sextas, sábados e domingos, das 10h às 21h
Ingressos – Gratuitos (segunda a quinta) / Sexta a domingo R$ 10 (crianças até 10 anos não pagam)