Da mesma forma que não é possível fugir da queda de temperaturas, não tem como os donos de casa fugirem de certas tarefas domésticas, como a faxina. Apesar da atividade se tornar mais complicada em dias frios, existem alternativas que ajudam a minimizar esse sofrimento.
Mas antes de sair de baixo do cobertor e colocar a mão na massa, alguns cuidados extras são importantes. Por se tratar de uma estação com baixa incidência de raios solares, maior é a chance da proliferação de fungos e ácaros, que são extremamente nocivos à saúde. Além disso, o tempo seco e o aumento de doenças virais, como gripes e resfriados, expande o nível de alerta e exige mais cuidados ao limpar a casa.
Para saber como se proteger e ainda deixar a casa perfumada, confira algumas dicas:
1. Escolha o melhor horário
Durante os dias de inverno, o melhor é optar por um horário que contemple maior luz solar. Isso, por si só, torna a tarefa mais fácil, tanto pela temperatura do ambiente quanto pela possibilidade de secar naturalmente os pisos depois de pano úmido. Para lavar louças ou roupas, a dica também vale: pode ser menos complicado em períodos próximos ao meio-dia, quando o sol está mais alto e as temperaturas mais amenas.
De quebra, essas são as melhores horas para secar as roupas recém lavadas, arejar os lençóis e edredons, além de limpar o quintal ou a sacada, caso haja.
2. Troque o balde pelo pano úmido
Quanto mais frio, maior a dificuldade para lidar com a água em temperatura ambiente. Por sorte, nem toda atividade de casa precisa, necessariamente, incluir um balde de água. Às vezes, um pano úmido pode ser suficiente para limpar aquela superfície com pó ou sujeira em certos móveis. Um papel toalha umedecido com álcool, por exemplo, pode ser usado em eletrodomésticos como geladeira, microondas, pia e armários. Pela sua alta capacidade de evaporação, o líquido pode ser um ótimo aliado na limpeza de cozinhas e banheiros.
Outros produtos especializados e encontrados em supermercados podem ser uma boa alternativa, já que possuem substâncias designadas para cada ambiente da casa ou tipo de móvel.
3. Utilize luvas
Se o uso da água for inevitável para outras tarefas, como lavar a louça, considere o uso de luvas para evitar a descamação da pele ou, ainda, causar alergias. Outro alerta é para quem possui doenças como artrite ou artrose, que tendem a acentuar a sensação de dor e rigidez em contato constante com a água fria.
4. Mantenha a casa ventilada
Mesmo que a tendência seja manter os ambientes fechados para diminuir a sensação de frio, essa atitude pode ajudar a multiplicar os ácaros, que são prejudicias à saúde e podem causar gripes, resfriados ou alergias. O ideal durante a estação é abrir as janelas pelo menos duas vezes por dia, aumentando assim a circulação de ar.
No caso do banheiro é uma dica importante. A umidade formada pelo vapor do banho pode estimular o surgimento de mofo e limo que exigirão produtos mais fortes para sua limpeza. Isso pode prejudicar a qualidade do ar no ambiente.
Para ajudar na tarefa de manter a casa organizada com o menor esforço possível, toda terça-feira o Supper Rissul oferece um dia dedicado a produtos de limpeza com ofertas que contemplam diferentes ambientes do lar. Além disso, o aplicativo das lojas e o catálogo disponível no site trazem todas as promoções da semana.
- Ofertas válidas para as lojas físicas.
- A venda e o consumo de bebida alcoólica são proibidos para menores.
- Se for dirigir, não beba.