Ventos fortes, pancadas de chuva, nevoeiro e baixas temperaturas. A descrição resume o usual inverno sulista que avança sua massa de ar frio pelo Estado e obriga os gaúchos a circularem muito bem agasalhados. Para quem não conta com a sorte de um guarda-roupa preparado para a estação, existem iniciativas como o Bazar Beneficente do Exército de Salvação, instituição centenária que atua há 87 anos no Rio Grande do Sul com projetos sociais, que buscam levar um pouco mais de conforto e qualidade de vida ao momento.
Na Capital, o bazar funciona desde abril e disponibiliza itens com preços a partir de cinco reais. Além de roupas e calçados, também há livros, brinquedos, eletrônicos e eletrodomésticos. Por enquanto, das cidades que sediam as 12 unidades do Exército de Salvação no Estado, Porto Alegre e Pelotas são os únicos municípios que mantêm esses bazares.
Em Pelotas, as vendas do Bazar Beneficente financiam 100% das ações realizadas com a comunidade. São cerca de 300 pessoas ajudadas todos os dias com atendimento com psicóloga e assistente social. Ao todo, são 15 funcionários que atuam diariamente com 50 famílias cadastradas e 80 crianças no projeto.
Parte das doações é direcionada para os bazares, onde ocorre a venda dos itens, e outra parte vai para as famílias que são atendidas pelos projetos sociais da instituição e moradores de rua. O dinheiro arrecadado com a venda dos produtos nos bazares é todo aplicado no financiamento dos projetos sociais mantidos pelo Exército de Salvação.
Em entrevista, o chefe da Divisão do Rio Grande do Sul, major Juliano Dorneles dos Santos explica mais sobre a missão dos bazares do Exército de Salvação, ações desenvolvidas pela entidade e como participar.
Como funcionam as arrecadações para os bazares, que ajudam a entidade a financiar suas causas sociais?
Entendemos que nossos bazares são como uma multiforma de ajuda e colaboração. Nós arrecadamos doações para vender a um preço muito acessível a todos e, com o valor arrecadado, financiamos nosso trabalho em prol da comunidade. Também, em nossos bazares, oferecemos emprego a pessoas que tem dificuldade de sustentar suas famílias e precisam deste apoio. Outra face de nosso trabalho é recolher doações que muitas vezes seriam descartadas de maneira errada no meio ambiente.
Qual a importância desses bazares para dar continuidade à missão de ajudar a quem precisa?
É dos bazares que conseguimos o aporte financeiro para bancar a maior parte das ações sociais desenvolvidas. Em Pelotas, o bazar é responsável por praticamente todo o dinheiro que entra e são fundamentais.
Hoje, o Exército de Salvação no Rio Grande do Sul tem 12 unidades que trabalham em prol das comunidades onde estão inseridas. O bazar é nosso carro-chefe. A necessidade muda e, às vezes, a gente não consegue suprir essa necessidade com uma roupa. Temos que transformar a roupa em dinheiro para comprar comida. Mas 100% do que é doado para o Exército de Salvação volta para a comunidade, porém em diferentes frentes.
No momento, quais atividades o Exército de Salvação desenvolve no Rio Grande do Sul?
Temos algumas atividades permanentes, como fortalecimento de vínculos, distribuição de cestas básicas e distribuição de cobertores e roupas na campanha de inverno. Além disso, atuamos em campanhas educativas contra a violência e maus-tratos a crianças e adolescentes, campanhas contra o tráfico humano, entre outras.
De que maneira o Exército de Salvação diferencia-se de outros grupos que realizam trabalho social?
Peter Drucker, que é conhecido mundialmente como o pai da administração moderna disse que o Exército da Salvação é a “mais eficaz das organizações”, frase que gerou um livro com o mesmo título. Para ele, o Exército de Salvação aplica tudo o que recebe de volta para a comunidade. Não temos a intenção de sermos melhores que as outras organizações, mas temos o compromisso de servir com excelência e sem discriminação a todos.
Como é possível doar e quais itens são aceitos?
Aceitamos móveis, eletrodomésticos, roupas, cobertas, pequenos objetos e valores em espécie. Para doar, os interessados podem acionar o Exército de Salvação na sua cidade que nossa equipe vai e busca, inclusive as doações em dinheiro. O material arrecadado passa por uma triagem e o que não está em bom estado é descartado.
É por meio de espaços como o bazar, localizados geralmente junto das sedes do Exército de Salvação, que é retirado o aporte financeiro para bancar a maior parte das ações sociais desenvolvidas. Sempre que tivermos oportunidade, precisamos ajudar, devemos ajudar de alguma forma.
Bazar Beneficente Exército de Salvação Porto Alegre
Endereço: Avenida São Pedro, 1110 – bairro São Geraldo
Funcionamento: segunda, quarta, quinta e sexta-feira, das 9h às 17h
Telefone para agendamento: 4003-2299 / 51 3398 5631
Bazar Beneficente Exército de Salvação Pelotas
Endereço: Av. Fernando Osório, 6745 – Três Vendas
Funcionamento: Terças, quartas, quintas, sextas e sábados, das 9h30min às 12h e das 13h30min às 17h30min
Telefone para agendamento: (53) 3273-6909 / Whatsapp (53) 98478-6777