A estação mais fria do ano traz com ela a vontade de saborear pratos quentinhos, bem recheados e com maior adição de açúcar. Mas para manter uma alimentação equilibrada é preciso manter uma rotina de alimentos diversos, que frutas, verduras e granjeiros da temporada podem ajudar.
Além de variedade, outra vantagem está em fazer economia com qualidade quando o assunto são produtos de safra. Isso porque os preços se tornam mais acessíveis quando os processos de transporte e armazenamento são simplificados com alimentos produzidos em larga quantidade, já que se trata da época em que eles melhor se desenvolvem.
De acordo com o nutricionista Douglas Mesquita de Figueiredo, outro fator que deve ser considerado na hora de montar uma rotina de alimentação gostosa, porém saudável, é não esquecer que a época fria está associada ao aumento de doenças respiratórias. Para ficar longe dos resfriados, frutas cítricas nos lanches ao longo do dia são fortes aliadas.
– Muitas preparações calóricas são os típicos pratos quentes da estação e por isso a luta contra a balança parece mais difícil nessa época. Uma alternativa para quebrar esse ciclo são preparações como caldos e sopas. Elas também proporcionam o conforto térmico sem fornecer as ditas "calorias vazias" (calorias com baixo percentual de micronutrientes e fibras) – afirma Figueiredo.
Para não cair nas tentações do inverno e manter a alimentação equilibrada, confira as dicas do nutricionista Douglas Figueiredo:
Laranja
Amplamente conhecida por ser fonte rica em vitamina C, a fruta ainda possui outras vantagens por ter uma grande concentração de fibras. Com isso, auxilia na diminuição do colesterol e melhor funcionamento do sistema digestivo, além de ser uma boa fonte de ácido fólico, o que contribui com a diminuição de crises alérgicas. Ainda podemos citar o fortalecimento do sistema imunológico, a redução do estresse oxidativo associado à diabetes e a modulação do açúcar no sangue.
Couve
Presente em diversos tipos de saladas, a verdura é um ótimo aliado aos ossos, já que possui importantes valores de fortalecimento como cálcio, vitamina K e magnésio. Além disso, a presença das vitaminas A e C auxiliam no aumento do sistema imunológico, desintoxicam o organismo e combatem inflamações.
Bergamota
Nem todos sabem, mas a bergamota, muito presente no Estado, além de possuir poucas calorias, ajuda na diminuição da absorção do colesterol, de gorduras e de açúcares no organismo. Além disso, a fruta possui alto teor de ácido ascórbico, um ótimo antioxidante natural, além de potássio e fibras solúveis que ainda fortalecem as bactérias benéficas do intestino, essenciais na proteção contra infecções mais comuns do inverno.
Batata-doce
A batata-doce é um alimento energético, fonte de carboidratos complexos, que elevam os níveis de glicose de forma gradativa, auxiliando na regulação da glicemia e combate à diabetes. Sua composição rica em vitamina A, um potente antioxidante que combate os radicais livres, também promove a saúde da pele e dos olhos durante a estação. Uma dica do nutricionista é consumi-la cozida, assada ou em salada.
Kiwi
O kiwi contém fibra, actinidina (uma enzima que ajuda na digestão) e mais de 20 vitaminas e minerais, com destaque para a vitamina C e K, potássio, folato e fibras. Além disso, possui antioxidantes e flavonoides que ajudam a reduzir a inflamação crônica do trato respiratório e, assim como a laranja, o estresse oxidativo. O alimento também é rico em água, o que facilita na hidratação contínua do corpo e na diminuição da retenção de líquidos, já que favorece a eliminação deles pela urina.
Maçã
Safra do inverno em suas diversas variedades (Gala, Fuji, Red Delicious), a fruta é uma fonte antioxidante que ajuda na prevenção e combate de doenças respiratórias, além de atuar como anti-inflamatório - importante aliado nos resfriados comuns de inverno. Não bastando, a maçã auxilia na prevenção do envelhecimento precoce da pele, é rica em fibras, reduzindo os níveis de colesterol e tem função adstringente e bactericida, protegendo a garganta e a gengiva. Além do consumo in natura em saladas e sucos, no frio outra alternativa são os chás com maçã, que aquecem e trazem propriedades benéficas para o organismo.
Outros hortifrutigranjeiros indicados pelo nutricionista Figueiredo que também podem ser incluídos nessa lista são: aipim, alho-poró, espinafre, morango, cenoura, abóbora, uva, abobrinha, ervilha, pinhão, inhame, mandioquinha e milho-verde. Com tantas opções, não tem desculpa para deixar de se cuidar e manter-se saudável neste inverno.
Curtiu as dicas? Veja todas as opções que o Supper Rissul têm para incrementar sua rotina de alimentos nesse inverno e não esqueça que toda quarta-feira é Dia do Hortifrúti, com ofertas de frutas, verduras e legumes frescos.
* Ofertas válidas para as lojas físicas.
* A venda e o consumo de bebida alcoólica são proibidos para menores.
* Se for dirigir, não beba.