Não existe solução mágica para os problemas no título dessa matéria. É importante ressaltar isso no início, já que a situação atinge muita gente – que, em casos mais sérios, renova ano após ano a esperança de não precisar lidar com paredes mofadas. E se chegou até aqui, bem... provavelmente ainda lida. O tipo de solução varia de caso para caso, e pode envolver desde uma limpeza rápida até a visita técnica de especialistas e, quem sabe, reforma. O foco aqui é mais na primeira hipótese.
Uma boa notícia para quem sofre com a umidade é que o inverno deve ser de clima seco no Rio Grande do Sul este ano. Ou seja, menos dias com janelas totalmente fechadas.
Se mesmo assim o mofo aparecer, confira dicas do Supper Rissul para agir em defesa da casa (e do seu bem-estar).
Janelas abertas tanto quanto for possível
Com as temperaturas em queda, fica menos natural se expor ao clima da rua, como por exemplo tomar banho com a janelinha do banheiro aberta. Por isso, esse cômodo da casa é onde mais se proliferam fungos e bolor. Vale prestar atenção para não deixar fechado o dia inteiro, especialmente depois do banho quente. A cozinha também precisa de cuidado: se não tiver um sistema de exaustão para sugar o vapor, considere cozinhar com alguma ventilação para a rua.
Fora dessas ocasiões, aproveite para fazer a casa “respirar” sempre que der.
Areje armários, roupas e cobertas
A mesma regrinha se aplica para os armários: precisa ventilar. Se bater sol, melhor ainda. Outra dica é trocar algumas peças e cabides de lugar, de vez em quando, e deixar as portas abertas por algumas horas. Também há quem prefira os desumidificadores, disponíveis no supermercado, que ajudam a tirar o famoso (e indesejado) “cheiro de guardado”.
A propósito, você também pode se interessar por essas dicas de como preparar a casa para o inverno.
E se o mofo já apareceu?
O que não falta na internet são ideias e receitas para limpar o mofo das paredes e de tecidos. Os ingredientes mais famosos são vinagre, bicarbonato de sódio e o que mais a sabedoria popular permitir. No entanto, vá com calma e pesquise bem antes de estragar uma pintura por puro desconhecimento, por exemplo. Há profissionais e produtos adequados para impermeabilização e limpeza.
Leia bem os rótulos
Com a dica anterior em vista, vá ao corredor do supermercado pronto para ler atentamente as embalagens do que estiver comprando. É provável que ache o que está procurando, mas note se é a composição ideal para a superfície em que irá aplicar. Em caso de dúvidas, peça ajuda. E, se for bem-sucedido, compartilhe o aprendizado. Nosso inverno agradece.
Complete a sua lista com as ofertas do Supper Rissul. Você pode abastecer o carrinho em uma loja física ou pedir pelo iFood (sujeito a taxas e disponibilidades) para receber em casa – uma alternativa para quando precisar guardar energia para a faxina pesada.
- Ofertas válidas para as lojas físicas.
- A venda e o consumo de bebida alcoólica são proibidos para menores.
- Se for dirigir, não beba.