Um município repleto de atrativos: assim pode ser definida Uruguaiana. Cidade histórica, considerada a única fundada pelos farrapos, tem localização privilegiada, na fronteira com Argentina e Uruguai, e uma agropecuária expressiva para economia regional e nacional. Além disso, oferece turismo de compras e lazer que não deixa a desejar. Não por acaso, o local revela um legado de títulos e conquistas – o mais recente é o de capital nacional dos free shops.
Segundo o prefeito de Uruguaiana, Ronnie Mello, o município tornou-se um dos destinos mais procurados por quem deseja comprar produtos diferentes sem pagar o imposto de importação.
– A cidade conta com o maior número de lojas francas instaladas no país. Ao todo, dez empreendimentos do setor já funcionam no município. Nelas, o consumidor pode comprar produtos com menor preço, em até 12 vezes no cartão de crédito nacional – afirma Mello.
O turismo também deixa suas marcas na cidade denominada Princesa do Uruguai. De acordo com o prefeito, por ser banhada pelo rio Uruguai, o município tem íntima relação com o seu principal curso de água.
– Por ele, também cruza a Ponte Internacional, que liga o Brasil à Argentina, unindo Uruguaiana a Paso de los Libres – destaca Mello.
Uruguaiana também é conhecida por ter sido palco da Revolução Farroupilha, oferecendo um turismo histórico que surpreende os turistas. É também um dos poucos municípios planejados do século 19, o que torna ainda mais agradável passear pelas ruas.
Além do comércio e turismo, a economia da cidade está baseada na agropecuária. Na agricultura, é considerada a capital brasileira do arroz, já que o grão é uma das principais riquezas do município. Uruguaiana é a maior produtora de arroz da América Latina.
O título de terra do cavalo crioulo também pertence à Uruguaiana. Com 401 criatórios e 31,7 mil animais da raça crioula registrados, a cidade tem a maior manada do país.
– Mais do que quantidade, os criadores do município se destacam pela qualidade genética dos animais. A terra tem importantes precursores da raça – destaca Mello.
Acesse o site do CDL Uruguaiana e saiba mais sobre a cidade e seus atrativos.
Eventos culturais
E tem mais: Uruguaiana revela uma programação cultural variada. Berço do Festival Califórnia da Canção Nativa, o evento de música tradicionalista é mais um atrativo para os visitantes. O município também se destaca pela folia. Mello afirma que o Carnaval fora de época de Uruguaiana é uma forte tradição local.
–Todos os anos, milhares de turistas vão até a fronteira para participar da grande festa popular brasileira, graças ao espetáculo realizado pelas escolas de samba do município. Desde 2005, os desfiles na Avenida do Samba são realizados duas semanas após a data do carnaval tradicional do país – ressalta o prefeito.
A cidade de muitos títulos carrega um legado por gerações. Os inúmeros eventos e programações envolvendo a população local e os turistas ao longo do ano permitem a perpetuação da história.
– É através da população local e seus convidados, que chegam cada vez em maior número à cidade, que o município consegue manter a tradição e desenvolver ainda mais o interesse das novas gerações sobre a sua história – conclui Mello.
Fique por dentro das novidades no Instagram do CDL Uruguaiana.