A Serra Gaúcha já é referência quando se trata do setor moveleiro. Bento Gonçalves é considerado o maior polo moveleiro do país em número de empresas e peças produzidas e, atualmente, exporta itens para o mundo inteiro. No entanto, em exatos três meses, o município receberá um impulso ainda maior nesse segmento, com a realização das feiras Fimma, promovida pela Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs), e Movelsul, do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis). Juntas, de 14 a 17 de março de 2022, reunirão mais de 500 marcas expositoras com a presença de visitantes e compradores nacionais e internacionais.
Tradicionalmente as feiras ocorrem em anos alternados, mas, com a pandemia de coronavírus e as medidas de distanciamento social necessárias para a contenção da pandemia, foi necessário adiá-las no ano passado e em 2021. Agora, elas se juntam para trazer o que há de mais novo na cadeia de madeira e móveis dentro do segmento.
Na última edição presencial da Fimma, em 2019, foram mais de 23 mil visitantes de 30 países e US$ 290 milhões movimentados em negócios. No ano anterior, os bons números também foram uma realidade na Movelsul, que gerou mais de US$ 300 milhões.
Segundo o presidente do Sindmóveis e da Movelsul, Vinicius Benini, as expectativas para a retomada dos bons negócios na próxima edição são elevadas, já que esse será o primeiro grande evento voltado para o segmento desde o início da pandemia. Além disso, o recente lançamento da plataforma Hub Moveleiro deverá significar um plus para os negócios, fomentando parcerias e conhecimento sobre o setor no ambiente virtual. Benini explica como será o funcionamento da nova edição de Fimma e Movelsul.
O que os visitantes podem esperar encontrar nas feiras?
Juntas, Fimma e Movelsul serão o maior evento nacional para o setor de madeira e móveis. Enquanto a Fimma é focada em expositores de máquinas, insumos, serviços e acessórios, a Movelsul reúne as principais marcas de mobiliário, design e decoração. Portanto, quem visitar as feiras encontrará tendências, lançamentos, soluções tecnológicas, inovação e infinitas possibilidades de bons negócios.
Quais as novidades nesta edição?
A grande novidade é a realização das feiras de modo integrado, permitindo que os visitantes transitem entre os pavilhões para ampliar seu networking. Pensando nisso, a Fimma abrirá para visitação duas horas antes da Movelsul, das 10h às 19h. Ainda no sentido de aproximar expositores e visitantes das duas feiras, nasce o Hub Moveleiro, plataforma on-line que une conteúdos e oportunidades de negócios.
Além disso, o espaço denominado Ecossistema de Inovação, na Fimma, reunirá startups e palestrantes com foco na importância do mindset inovador na cultura empresarial. Já na Movelsul, a grande mostra do Prêmio Salão Design será em dose dupla, apresentando os projetos vencedores de 2020 e 2022. Realizada pelo Sindmóveis desde 1988, essa é a principal premiação brasileira para design de mobiliários.
Quais os diferenciais de Fimma e Movelsul em relação a outras feiras deste segmento?
Bento Gonçalves se consolida cada vez mais como referência no turismo de negócios, unindo não apenas cultura e belas rotas turísticas, como também oportunidades de parceria com empresas dos mais diversos portes e segmentos. É nesse cenário envolvente que acontecem as duas principais feiras nacionais do setor moveleiro.
Recentemente, foi lançado o Hub Moveleiro. O que mais podemos destacar sobre essa nova plataforma online?
O Hub Moveleiro é um espaço lançado pelas feiras Fimma e Movelsul que reúne conteúdos especializados sobre design, inovação e outros temas relevantes aos expositores e visitantes, tanto com textos exclusivos quanto com lives. O Hub Moveleiro também servirá como apoio às feiras presenciais, as tornando híbridas e possibilitando o contato com expositores durante e após o evento.
Quem pode visitar a feira e como realizar o credenciamento?
Fimma e Movelsul são voltadas para o público profissional, ou seja, tomadores de decisão da indústria moveleira. Lojistas, arquitetos, especificadores, designers, marceneiros, compradores internacionais, jornalistas especializados, entre outros. O credenciamento é gratuito e pode ser feito nos sites das feiras. O acesso vale para ambas.