Em média, a Marcopolo apresenta uma nova geração de ônibus para viagens a cada 10 anos. Desde o lançamento da Geração 7, em meados de 2009, a empresa já tinha dado início às pesquisas que iriam balizar o desenvolvimento de sua próxima linha de veículos. O resultado destes estudos chegou ao mercado em setembro deste ano, com o início das operações da Geração 8.
– Para desenvolver o novo modelo, enviamos a campo quase 100 engenheiros, que realizaram viagens de ônibus em todas as regiões do Brasil. Foram percorridos cerca de 44 mil quilômetros. O objetivo era entender as necessidades e preferências dos passageiros e motoristas, desde a largura e o espaçamento ideais entre as poltronas até o tempo de permanência a bordo – conta o diretor de Operações Comerciais MI & Marketing da Marcopolo, Ricardo Portolan.
Seis unidades dessa nova geração já estão circulando em uma rota entre São Paulo e Rio de Janeiro. Contudo, mais de 200 veículos foram encomendados desde o anúncio, fazendo com que a equipe dedicada aos ônibus G8 – fabricados em Ana Rech, Caxias do Sul – operasse em capacidade máxima. A expectativa é que estes modelos estejam nas estradas em 2022, impactando positivamente usuários de transporte intermunicipal e interestadual, bem como seus condutores.
Mudanças que fazem a diferença
A Geração 8 da Marcopolo conta com mais de 140 atributos novos relacionados a categorias como segurança, conforto, conectividade, dirigibilidade e ergonomia.
Para os passageiros, as mudanças mais perceptíveis estão direcionadas às acomodações. As poltronas, por exemplo, ganharam nova estrutura e novo desenho ergonômico, que reduziram a espessura e otimizaram o espaço para as pernas. Também foi adotada uma melhor forma de distribuição das espumas em assento e encosto, que prometem maior conforto e acolhimento mesmo nas viagens mais longas.
O sistema de reclinação também possui novidades. Com a adoção de amortecedores, o acionamento fica mais fácil e permite escolher entre diversas posições, que vão de acordo com o biotipo do usuário. Os comandos de áudio e vídeo estão posicionados nas laterais e oferecem som digital de quatro canais, além de controle da iluminação de leitura.
Vale ainda destacar as modificações feitas para ajudar a mobilidade dentro do veículo. Entre elas, estão a criação de escada de acesso com degraus amplos e iluminação indireta, e o salão de passageiros com luzes que mudam de cor e intensidade de acordo com o horário.
A Marcopolo também usou os estudos para aprimorar a experiência do condutor. Para maior segurança, por exemplo, foram eliminados pontos cegos para auxiliar na visualização de objetos na pista, pedestres e plataformas de embarque. Prova disso é o novo para-brisa, com rebaixamento da altura do painel em 70 mm, e os espelhos retrovisores, com aumento de 6% na largura reflexiva da lente.
– Ainda podemos destacar a iluminação em fibra ótica, que permite ao motorista controlar o grau de luminosidade sem prejudicar a segurança ao dirigir, e a nova poltrona com desenho em formato de concha, conferindo mais prazer ao dirigir e aliando conforto, ergonomia e sofisticação – ressalta Portolan.
Segurança em tempos de Covid-19
A pandemia do novo coronavírus despertou preocupações em passageiros de viagens de ônibus. Para dar maior proteção aos usuários, desde junho de 2020, a Marcopolo deu início ao projeto Marcopolo BioSafe. Seu objetivo é oferecer soluções para adequar o transporte coletivo às novas necessidades de sanitização.
Entre elas, destacam-se o maior espaçamento entre os assentos, a desinfecção do ar-condicionado e dos sanitários por meio de luzes UV-C, as capas das poltronas e cortinas com tecido antimicrobiano, e o sempre popular dispenser de álcool em gel logo na entrada do veículo.
Com a chegada da Geração 8 e o avanço da vacinação pelo País, a expectativa é que as viagens de ônibus voltem com toda a força. A previsão é de um crescimento de até 40% na demanda até o fim de 2021, segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati).
– Apesar do cenário um tanto adverso, a expectativa é de que haja uma reação do setor de turismo. Começamos a perceber sinais de recuperação da confiança de clientes e usuários no segundo trimestre deste ano, o que nos faz ter boas perspectivas para os últimos três meses – finaliza o executivo da Marcopolo.