Apesar de já ter conquistado os brasileiros e gaúchos desde 2010, tornando-se uma das principais datas de vendas do ano no Brasil, concorrendo diretamente com o Natal, a Black Friday teve origem nos Estados Unidos. A sexta-feira de oferta serve para dar start às compras de fim de ano, geralmente um dia após outra data muito importante no país, a Ação de Graças. Aqui no Brasil, a data de 2021 já está marcada: 26 de novembro.
Em função do seu sucesso, o dia vem se estendendo para a segunda-feira seguinte (Cyber Monday), a semana seguinte e até todo o mês de novembro, quando as marcas aproveitam o período para divulgar promoções, descontos e condições diferenciadas de pagamentos. Se seguirmos a tendência de 2020, teremos uma ótima oportunidades de vendas em 2021.
Segundo o Mercado & Consumo, portal de notícias sobre o varejo, a Black Friday do ano passado foi a maior da história do país, tanto em faturamento como em valor de compra. Em pesquisa realizada pelo Grupo RBS, mais de um terço dos respondentes já definiu que irá comprar na Black Friday em 2021. Apesar de as vendas na data serem fortes nas lojas físicas nos Estados Unidos, aqui no Brasil o maior percentual de vendas vem do e-commerce.
Os sites de lojas são os mais buscados para encontrar ofertas, seguido de sites especializados e sites de marcas. As buscas por produtos por parte dos usuários já começaram, segundo pesquisa realizada pela RBS. Cerca de 60% dos respondentes já estão de olho nos produtos que querem comprar, mostrando que a antecipação de comunicação é a forma mais eficaz de garantir vendas. Nas lojas físicas, a Black Friday ganha força mais perto da data.
As mídias são parte fundamental para a decisão de compra do consumidor, sejam elas TV, rádio ou jornais. Segundo a pesquisa realizada pela RBS, 43,7% dos consumidores gostam de ver anúncios, e eles ajudam na escolha de marcas e produtos. Para 69,4% dos respondentes, a publicidade em sites e aplicativos tem papel fundamental na tomada de decisão. Pouco mais de 80% dos pesquisados afirmaram já ter comprado alguns produtos em função dos anúncios digitais. Porém, 55,8% do público consultado na Grande Porto Alegre afirmou consumir TV e Digital simultaneamente, mostrando que é ainda mais assertivo focar em diversas mídias durante a data.
Para ajudar a gerar bons resultados, a preparação para a data deve começar cedo, investindo em comunicação para conectar sua marca aos gaúchos, antes, durante e pós Black Friday. Para isso, use o maior grupo de comunicação do Estado, o Grupo RBS, que tem a solução adequada para todos os tipos de negócios, a partir do seu amplo e eficaz portfólio de mídia, usando a linguagem da sua marca e do seu público-alvo.
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