Em um ano de muitos desafios, colocar as pessoas no centro das estratégias se mostrou ainda mais relevante para os negócios. E não é de hoje que a Lojas Lebes, uma das maiores redes varejistas do Rio Grande do Sul, entende essa importância. Pelo terceiro ano consecutivo, está no ranking Great Place To Work (GPTW) entre as 60 melhores empresas para trabalhar no Rio Grande do Sul.
— Estamos muito felizes com este reconhecimento. São aproximadamente três mil colaboradores que, junto com nossas lideranças, criam um excelente ambiente de trabalho, com confiança, valorização e foco nas boas práticas de gestão de pessoas, fato que nos enche de orgulho — comenta Otelmo Drebes, presidente da rede.
O GPTW é uma entidade internacional que reconhece os melhores ambientes de trabalho em mais de 50 países. Neste ano, com mais de 180 empresas da região inscritas, a consultoria global anunciou os vencedores do Estado em evento online no dia 15 de dezembro.
Para Drebes Jr., diretor de Marketing, Vendas e RH da Lojas Lebes, estar novamente presente nessa seleta lista é fruto do que a empresa acredita:
— Acreditamos que o relacionamento construído com base na confiança, que incentiva às boas práticas e valoriza os talentos internos fazem da Lebes uma das melhores empresas para trabalhar. E esse reconhecimento, que vem da nossa força interna, nos deixa honrados e confiantes de que estamos no caminho certo — avalia.
Com 64 anos de história, a Lebes tem buscado se diferenciar no que se refere a satisfação dos clientes e lapidação de seus talentos internos. Para isso, são criadas diferentes oportunidades e ações de engajamento para que se sintam motivados a crescer cada vez mais em suas carreiras.
— Além de atuar com foco na jornada do cliente, a Lebes se preocupa também com a jornada do colaborador. A empresa cria diversas oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional, valoriza premiações de incentivo e investe no aprimoramento da carreira de seus profissionais, para que cada um cresça junto com a Lebes — destaca Drebes Jr.
Enquadrada na categoria de grandes empresas do GPTW, o diretor de Marketing, Vendas e RH da companhia ressalta que as lideranças da Lebes têm atuado de forma muito próxima das equipes. O segredo para manter um clima interno positivo, inspirador e alinhado ao propósito da rede varejista:
— Para a Lebes, os colaboradores são facilitadores de sonhos, responsáveis por levar até o consumidor o propósito da empresa: o de facilitar o acesso das pessoas aos seus sonhos. Assim, é muito importante que se identifiquem com a filosofia da rede, estejam motivados a dar o seu melhor e sintam-se felizes em pertencer à empresa — conclui.
Dessa forma, segundo ele, a palavra pertencimento se torna a essência da empresa e a cultura “Sangue Verde” é sentida diariamente entre os colaboradores.
Sobre a Lebes
Fundada em 1956, na cidade de São Jerônimo, interior do Rio Grande do Sul, a Lojas Lebes tornou-se uma das maiores redes varejistas do Estado. Com 64 anos de atuação, a empresa está presente em mais de 100 municípios, possui mais de 160 lojas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, um milhão de clientes ativos e mais de três mil funcionários.
A empresa disponibiliza um variado mix de produtos nas linhas de moda feminina, masculina, infantil, acessórios, calçados, móveis, eletrodomésticos e tecnologia.