Com duas plantas industriais em Passo Fundo e uma usina em Marialva, Paraná, a gaúcha BSBIOS aproveita a data em que completa 15 anos de fundação para lançar o seu mais recente Relatório de Sustentabilidade. O documento, publicado anualmente, presta contas sobre as práticas da empresa nas dimensões sociais, econômicas, ambientais e de governança e ética.
O relatório apresentado nesta quarta-feira (15) também traz três estudos: o inventário de gases do efeito estufa; o relatório sobre o valor do carbono; e o impacto econômico da BSBIOS nos municípios onde a empresa está inserida. A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) é responsável pela consultoria dos dados, que segue as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI).
Entre os destaques estão a quantidade total de biodiesel produzido em 2019, que ultrapassa os 600 mil metros cúbicos, e o investimento de R$ 1,7 milhão em projetos socioambientais, esportivos e culturais no ano passado.
Foco na descarbonização do planeta
O presidente da empresa, Erasmo Carlos Battistella, conta que a BSBIOS está focada em contribuir para a mudança da matriz energética e a descarbonização do planeta. Para ele, o relatório reafirma o compromisso da companhia com a sustentabilidade, um dos valores institucionais da empresa.
— Nesta edição, em que comemoramos os 15 anos da companhia, podemos fazer um balanço e verificar o amadurecimento de nossas ações, além de prestar contas à sociedade das nossas iniciativas — afirma o empresário.
Fundada no dia 15 de abril de 2005, a BSBIOS acumula certificados internacionais de qualidade e marcas importantes na economia — em 2017, por exemplo, a empresa foi responsável por 22,6% do PIB de Passo Fundo, segundo o relatório. Além do biodiesel, a empresa produz farelo de soja, glicerina e borra, que é um subproduto da reação de neutralização do óleo vegetal.
Os destaques do Relatório de Sustentabilidade
Em 2019, a BSBIOS:
- Produziu 604.827 metros cúbicos de biodiesel;
- Processou mais de 1 milhão de toneladas de soja;
- Foi reconhecida com a distinção de melhores empresas para trabalhar, do Great Place To Work;
- Foi certificada pela Política Nacional de Biocombustíveis - Renovabio;
- Recebeu a visita do presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, e do ministro brasileiro de Minas e Energia, Bento Albuquerque;
- Investiu em ampliações industriais, de infraestrutura e tecnologia;
- E, ainda, investiu R$ 1,7 milhão em projetos socioambientais, esportivos e culturais.
Para saber mais, acesse o site da BSBIOS.