Fernando Damiani Neto, 38 anos, de Dois Irmãos, acompanha frequentemente sites de culinária e resolveu fazer, por hobby, um curso de churrasco online: aproveitou para assistir as aulas conforme suas horas livres. Ele optou pela modalidade a distância, pois no dia a dia corrido tempo é dinheiro. Não precisar sair de casa e se deslocar até o local das aulas são facilidades apontadas por Neto. Despretensiosamente, sem levar fé, enquanto fazia o curso, preencheu um cadastro para concorrer a prêmios no site. Dias depois, foi avisado de que tinha sido contemplado no sorteio. O resultado? Ganhou uma moto, negociou o valor do bem em material de construção, o que o ajudou a terminar a reforma de sua casa.
Esse é apenas um exemplo dos 200 mil alunos que adquiriam um dos cerca de 300 cursos online das lojas físicas taQi. Os temas são diversos: negócios, artesanato, culinária, informática, idiomas, saúde e beleza. Os conteúdos, desde básicos até profissionalizantes, são oferecidos pela Cresça Brasil – empresa do Grupo UOL Edtech – e assinados por especialistas do mercado.
Conforme Gardinel Aparecido Vanzela, Coordenador de Negócios da Cresça Brasil, esse tipo de ensino tem ganhado cada vez mais adeptos devido à flexibilidade de poder acessar os conteúdos e assisti-los onde a pessoa estiver. Além disso, alguns cursos podem ser usados como horas extracurriculares em faculdades, com certificado pela Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed):
– Com um investimento baixo é possível garantir 30 horas complementares, por exemplo.
Fabrício Dutra, Supervisor Regional da taQi ainda destaca outros diferenciais da modalidade a distância: praticidade de acesso, seja pelo tablet, celular ou computador, e a possibilidade de estudar offline, pois existem e-books dos conteúdos:
– Ao comprar um notebook, o cliente tem a facilidade de ampliar o conhecimento e adquirir na loja um curso de Excel, por exemplo. E, posteriormente, poder aprender com essas aulas no conforto de casa, tomando um chimarrão.
O mais recente lançamento de taQi é o curso de inglês, de 120h, com acesso ilimitado durante 10 meses. O estudante pratica a língua por meio de games e situações, como se estivesse nos EUA pedindo comida em um restaurante ou informações na rua. Para mais informações sobre os cursos, os clientes devem ir a uma das 86 lojas taQi em todo o Rio Grande do Sul ou Santa Catarina. Os endereços e os telefones das lojas estão disponíveis no site.