Ter o próprio negócio é o quarto maior sonho do brasileiro, atrás apenas de viajar, comprar a casa própria e um carro. O número foi revelado pela pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), patrocinada pelo Sebrae no Brasil. Segundo definição da própria organização, ser empreendedor “significa ser um realizador que produz novas ideias por meio da congruência entre criatividade e imaginação". Ser dono do próprio negócio e conquistar a tão sonhada independência financeira construindo uma empresa a partir de uma ideia virou o sonho de um grande número de trabalhadores. Se este também é seu objetivo, inspire-se nas histórias abaixo.
Empreendedor aposta em cafeteria em bairro boêmio
Famoso pela vida noturna, o bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, oferecia poucas opções matinais para os moradores e visitantes. Foi aí que o então oficial do Exército Eurico Albrecht viu uma oportunidade. Apaixonado por café, foi em 2012, quando deixou a carreira militar que começou a montar sua cafeteria.
– Já naquela época comecei a frequentar os cursos e atividades promovidas pelo Sebrae RS, em busca de uma base para construir minha empresa – lembra o empreendedor.
O número de pessoas que procuram pelos serviços logo de manhã cedo vem crescendo e somos uma das poucas opções da região a abrir nesse horário
EURICO ALBRECHT
Proprietário do Café República
Com o intuito de fazer o negócio crescer ainda mais, Albretch e sua sócia – e esposa – Kerlen Costa recorreram novamente ao Sebrae RS. A gestora de projetos Francine Danigno destaca o crescimento da empresa a partir da participação no Polo Gastronômico.
– É um dos negócios de destaque entre as 60 empresas que fazem parte do programa. Nos últimos três anos, percebemos uma série de avanços, que resultaram em decisões estratégicas importantes – orgulha-se Francine.
Designer investe em ateliê artesanal
Foi vestida com as roupas de crochê feitas pela sua mãe que Carolina Potrich cresceu, em Caxias do Sul. A arte da mãe a inspirou e ela acabou se formando em Design de Moda. Há quatro anos, Carolina abriu seu ateliê, mas ela lembra que um passo foi fundamental para a construção e estabelecimento do negócio.
Só depois que participei das atividades com o Sebrae entendi o que realmente era empreender
CAROLINA POTRICH
Designer de moda
– Em 2015, fiz parte do Projeto Indústria da Moda e continuei participando de workshops, capacitações e consultorias da entidade até hoje – relembra.
O coordenador estadual de projetos de Moda do Sebrae RS, Fabiano Zortéa, relembra a trajetória da empresária:
– A Carolina participou de atividades de gestão em planejamento estratégico, fez todas as consultorias financeiras, como fluxo de caixa, formação de preço, indicadores de desempenho, consultorias em mercado e participa ativamente das ações que são promovidas.
Startup cria aplicativo para a contratação de serviços
O aplicativo Triider facilita o contato e a contratação de profissionais prestadores de serviços, funcionando como uma espécie de “tele-entrega” de serviços. O app é produto de uma startup que nasceu em 2015. No mesmo ano, a empresa ingressou na turma quatro do Startup RS, um programa do Sebrae RS de pré-aceleração de empresas em desenvolvimento.
– Durante seis meses, são desenvolvidas diversas atividades como workshops e mentorias para validação do modelo de negócio e são criadas diversas oportunidades de conexão com possíveis parceiros e investidores –, explica Débora Chagas, coordenadora estadual do programa de TI e startups da organização.
São 120 prestadores de serviço cadastrados, que passam por um processo de seleção, que inclui checagem de antecedentes criminais e referências profissionais
JULIANO MURLIK
CEO do Triider
Um dos criadores, e hoje CEO do Triider, Juliano Murlik trabalha com os dados de 30 mil usuários cadastrados na plataforma e cerca de 5 mil serviços intermediados pelo app, que garante privacidade dos dados e segurança nas contratações.
Produtora de uvas investe em inovação
No distrito de Monte Ibérico, em Caxias do Sul-RS, Charles Venturin, o irmão Maicol, a esposa Tatiane e os pais Euclides e Zila se destacam na plantação de uvas finas de mesa e de uvas para vinhos.
Fizemos vários cursos, projetos, participamos de missões para países como Israel, Chile, Argentina para conhecer as inovações e nos inspirar
CHARLES VENTURIN
Proprietário da Venturin Uvas Finas
Atualmente, a empresa integra o projeto de horticultura na Serra Gaúcha promovido por Farsul, Senar/RS e Sebrae RS, através do programa Juntos para Competir. A gestora do projeto pelo Sebrae RS, Angélica Louvani Brandalise, reconhece o trabalho desenvolvido pela Venturin Uvas Finas:
– A propriedade é modelo no Estado. Eles recebem visitas de agricultores de outros projetos do Sebrae RS porque se aprimoraram ao longo dos anos e são uma referência em gestão e em ferramentas como cadernos de campo, controles gerenciais e técnicos e boas práticas agrícolas.
O Sebrae RS apoia e capacita empreendedores que buscam abrir o próprio negócio e empresários que querem tornar suas empresas mais fortes e competitivas. Saiba mais pelo site ou procure a unidade mais próxima de você.