No imaginário popular se consolidou a ideia de que ingerir suco de uva faz bem à saúde. Neste caso, o pensamento coletivo está correto. Segundo a biomédica Caroline Dani, que pesquisa há 15 anos as propriedades da bebida e tem doutorado sobre o tema, o suco ajuda a prevenir série de problemas.
Para usufruir dos benefícios, a recomendação ao dia para adultos é de 400 mililitros da versão integral ou reconstituído e de 200 mililitros para crianças. O suco é fonte de ferro, manganês, cobre e zinco, além de ser rico em compostos fenólicos, estruturas químicas que têm efeitos preventivos no organismo.
Estudos demonstram que a bebida ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, reduz a pressão arterial e aumenta a capacidade cognitiva e de memória. A biomédica ressalta que o suco não substitui o consumo de água. Por conter carboidratos, ela recomenda que não se beba exageradamente. Ainda assim, reforça que o suco de uva não engorda.
— Existe um mito de que o suco de uva, por ser doce, engorda. Há estudos que demonstram que não há acréscimo de peso por ingestão de suco. Existem até casos em que há redução de circunferência abdominal — aponta.
A pesquisadora reforça, porém, que néctar de uva e outras bebidas à base da fruta não têm os benefícios à saúde verificados na versão 100% do suco.