As transformações que a agricultura moderna vem passando nos últimos anos a fizeram ser uma atividade altamente competitiva. Um dos fatores que causam a baixa produtividade de alguns solos é a acidez. Para fazer a correção desse problema, é necessário aplicar calcário ao solo. Pioneira no Estado, a Dagoberto Barcellos S.A. é uma das principais fornecedoras de calcário agrícola. Além de ser utilizada na correção da acidez do solo, a rocha é uma das principais fontes de cálcio e magnésio para as plantas e atua, também, em conjunto com insumos como os fertilizantes – que só apresentam resultados se utilizados em terra corrigida por calcário, ajudando a impulsionar a produtividade das lavouras.
A calagem feita de forma adequada é uma das práticas que mais traz benefícios ao agricultor. Por isso, é muito importante que os agricultores se dediquem ao manejo da fertilidade do solo, por meio da aplicação de calcário e gesso agrícola. Apesar de ser uma prática habitual para os produtores rurais, alguns agricultores não têm obtido os resultados esperados quando o assunto é calagem. Por isso, convidamos Carlos Cavalheiro, do Conselho de Administração da Dagoberto Barcellos S.A., para esclarecer algumas dúvidas corriqueiras:
A correção da acidez do solo pode ser prejudicada se ocorrer a aplicação simultânea de calcário e gesso.
Mito! É uma estratégia de manejo recomendada para se obter a melhoria do ambiente radicular em profundidade, reduzindo os impactos negativos dos veranicos e/ou estiagens. Este insumo tem sido utilizado como melhorador do ambiente radicular no perfil do solo, em doses que variam de 700 a 3.200 quilos por hectare, conforme a textura do solo, segundo dados da Embrapa.
O PRNT (Poder Relativo de Neutralização Total) para o calcário agrícola não influencia na relação custo benefício.
Mito! A legislação atual, através do Ministério da Agricultura, determina um PRNT mínimo de 45% para o Calcário. A Dagoberto Barcellos S.A garante um PRNT mínimo de 73% para o Calcário Agrícola Dolomítico e de 90% para o Calcário Agrícola Dolomítico Extra Fino.
Calcário é tudo igual. Posso comprar o mais barato.
Mito! Toda a matéria-prima para a fabricação do Calcário DB passa por um rigoroso processo de seleção que se estende desde a mina até a rebritagem, onde se bitola o calcário para a moagem final. Assim, elimina-se o material de baixa qualidade remanescente da pré-seleção feita durante a extração na pedreira ou mina. A escolha do calcário não deve ser baseada pelo preço e sim pela qualidade, principalmente pelo PRNT.
Qualquer um pode fazer a aplicação de calcário.
Mito! Não é tão simples assim. Para o sucesso da calagem, diversos pontos devem ser observados: é necessário realizar uma análise qualificada do solo antes de cada plantio, avaliar a qualidade dos corretivos e fertilizantes utilizados, regulagem adequada do distribuidor de calcário em função do valor de PRNT e uniformidade na distribuição.