Um concurso de beleza que busca fortalecer e enaltecer a cultura latino-americana: essa é a premissa do Miss Latina, que conta com seleção estadual, brasileira e, por fim, internacional. Esta última etapa está prevista para outubro, na República Dominicana, na qual a amazonense Brenda Beltrão, que venceu o Miss Latina Brasil 2022 em junho, representará o País.
Buscando entender melhor como funciona a disputa e em quais candidatas devemos ficar de olho nos próximos meses, conversamos com o diretor do concurso nacional Michael Costa, que também realiza a etapa do Rio Grande do Sul.
Competição internacional
O Miss Latina Del Mundo 2022 será realizado entre os dias 6 e 13 de outubro em Punta Cana, na República Dominicana. A grande final, no dia 13, será transmitida pela página oficial do evento no Facebook. Brenda Beltrão é quem levará o patrimônio cultural do nosso país para a disputa.
O Brasil não vence o concurso internacional desde 2013. No ano passado, bateu na trave quando a gaúcha Daiara Stein garantiu o segundo lugar.
O Miss Latina Del Mundo foi criado na década de 1980, com foco nos povos da América Latina. Desde 2005, no entanto, traz representantes do mundo inteiro que tenham descendência latina. Inclusive, já teve uma vencedora do Japão - por isso, o título "del mundo".
Gaúcha na disputa em 2023
Também já sabemos quem é a gaúcha que vai disputar o concurso nacional do ano que vem: a jornalista Betina Nunes Sampaio, que foi recentemente eleita para representar o Estado em 2023. Essa antecedência na escolha estadual é uma característica do Rio Grande do Sul, destaca Michael.
— Pelo tempo de preparação. A disputa envolve muito mais que um desfile, é todo um processo para elas estarem aptas. A transmissão ao vivo é um espetáculo — explica ele, que avalia ser exatamente essa antecedência o que garante o grande número de títulos ao Estado.
O Miss Latina Brasil 2023, entretanto, ainda não tem uma data oficial divulgada, mas será realizado no primeiro semestre do ano, pontua o diretor.
— Estamos tentando levar (o concurso) para Manaus, mas como não está definido, não temos uma data oficial ainda.
Quem pode participar do Miss Latina?
Para participar do evento, as candidatas devem obrigatoriamente:
- Ter idade entre 18 e 28 anos;
- Ser brasileira ou naturalizada há pelo menos um ano (na seleção estadual, basta morar no Estado pelo mesmo período);
- Ser solteira e nunca ter sido casada;
- Não ter sido fotografada nua e nem ter sido filmada em situações de cunho sexual ou pornográfico;
- Representar uma cidade (no caso do Estadual);
- Representar um estado da federação (no caso do nacional).
As inscrições são feitas pelo site do evento e promotores da organização atuam nas cidades para ajudar nas escolhas locais.