A atriz Meghan Markle, casada com o príncipe Harry, concedeu na noite deste domingo (7) uma entrevista à apresentadora Oprah Winfrey a respeito dos motivos que levaram ela e o marido a se afastar da família real britânica. A ex-atriz afirma que não se sentiu protegida entre os nobres e revelou, inclusive, que havia preconceito em relação ao fato de ela ser uma mulher negra.
— Quando eu fiquei grávida do Archie, houve preocupações sobre quão escura seria a pele do nosso filho — afirmou Meghan, para a surpresa de Oprah.
— O que? — perguntou a apresentadora, que tentou descobrir quais pessoas haviam falado isso.
— Vou evitar falar o nome, porque isso pode ser muito danoso — declarou a atriz.
Para Meghan, outro motivo de espanto foi quando descobriu que não seria uma princesa, nem teria qualquer segurança providenciada por parte do palácio. As críticas à família real, entretanto, não se estendem à rainha Elizabeth II.
— Ela sempre foi maravilhosa comigo — disse a atriz.
Em janeiro de 2020, o príncipe Harry e Meghan Markle anunciaram o afastamento dos deveres da família real — eles ocupavam, na nobreza, os cargos de duque e duquesa de Sussex. No mês passado, eles renunciaram definitivamente aos cargos. Horas antes da entrevista, a rainha Elizabeth II mencionou a necessidade de "cumprimento do dever" em uma transmissão ao vivo que marca o Dia da Comunidade das Nações (Commonwealth).
Casamento e acolhimento
Meghan revelou ainda que, antes do casamento real, o casal teve uma cerimônia íntima no quintal de casa.
— A gente queria nosso casamento para a gente. Só a gente no nosso quintal — contou.
Ela relembrou seu encontro com a rainha no primeiro evento público em que foram juntas, quando Elizabeth II a presenteou com um conjunto de pérolas.
— É um negócio familiar. Tem a família e tem quem administra. A rainha sempre foi maravilhosa comigo. Quando saímos a primeira vez, tomamos café juntas. Íamos no carro juntas... ela me presenteou, dividiu um cobertor no carro comigo. Me fez lembrar da minha avó, que era sempre acolhedora — detalhou a ex-atriz.
Oprah questionou se Meghan havia se sentido acolhida pelos outros membros da realeza, como Kate havia sido.
— Todo mundo me acolheu, e meu entendimento é que nada é como parece. Posso sair com meus amigos? Não. Não é boa ideia. Uma pessoa entrou e disse que ela estava em todos os lugares. E era como "há quatro meses eu não saio de casa". Alguns momentos, no meio da noite, era muito pouco o que eu podia fazer. Era como se eu estive em lockdown o tempo todo. Acho que as pessoas vão entender isso. Por conta do momento que estamos passando. Eu vim de uma vida de liberdade — contou.
Sobre o casamento com Harry, Meghan disse que tentou fazer algo leve e divertido, mas tanto ela quanto o agora marido sabiam que não era o dia deles, era o dia planejado para o mundo.
— Todo mundo sabe que quando você casa, você casa com a família. Eu entrei nessa história inocentemente. Não fiz nenhuma pesquisa, nunca olhei nada a respeito do meu marido online — afirmou ela, dizendo que não romantizou nada, pois, por ser americana sabia pouco sobre a realeza.
Sobre a rainha Elizabeth II, avó de Harry, ela contou que não teve uma grande formalidade na primeira vez em que se encontraram.
— Foi amável, foi fácil. Eu tinha tantas coisas na minha cabeça. Eu cresci em Los Angeles. Eu via celebridades o tempo todo. Mas este é um jogo completamente diferente.
Briga entre Meghan e Kate?
A entrevista começou com a exibição de cenas do casamento real de Harry e Meghan, que ocorreu no dia 19 de maio de 2018, na Inglaterra, e foi assistindo por mais de 2 bilhões de pessoas.
"Parecia um conto de fadas, uma nova era da monarquia. Até que eles decidiram sair da monarquia. E pela primeira vez, eles falam a sua versão da história", diz Oprah ao iniciar a reportagem especial.
Ela me fez chorar, me magoou. Não acho justo entrar nos detalhes porque ela me pediu desculpas e eu aceitei. Mas foi difícil ser culpada por algo que não fiz
MEGHAN MARKLE
Sobre polêmica com Kate
A apresentadora questionou se era verdade que Meghan e Kate Middleton, esposa do príncipe William, não se dão bem. Também recordou os boatos de que a ex-atriz chegou a fazer a cunhada chorar.
— Foi o contrário. Kate estava chateada com alguma coisa, mas me mandou flores e nos resolvemos. Foi um problema com as "daminhas" no casamento. Ela me fez chorar, me magoou. Não acho justo entrar nos detalhes porque ela me pediu desculpas e eu aceitei. Mas foi difícil ser culpada por algo que não fiz, as pessoas do castelo sabiam a verdade. Acho importante as pessoas saberem a verdade. Ela é uma pessoa boa. Existe uma ideia de polaridade, que se você me ama, não precisa odiá-la. Se você gosta de Kate, não precisa me odiar — revela ela, contando que a situação entre elas aconteceu sete meses antes da publicada pelos tabloides, na qual o papel entre elas foi invertido e Meghan teria feito Kate chorar.
— Não sei por que. Sei que existiam camadas. E uma narrativa de uma vilã e uma mocinha — completou.