Autocuidado foi uma das palavras de 2020. Inclusive aqui em Donna: falamos em inúmeras reportagens sobre a importância de olhar para si com mais carinho em um ano tão desafiador.
Na carona dessa prática que ganhou força na pandemia, o exercício do amor-próprio e a busca pela autoaceitação também ficaram em evidência – não é por acaso que influenciadoras digitais com a pegada "mulher real" conquistaram ainda mais espaço. Agora, o desafio é olhar para frente: como exercitar esse viés amoroso em 2021?
Donna reuniou sete dicas de perfis de mulheres que vão inspirar você a exercitar o auto amor no novo ano. Veja abaixo!
Mari Bridi
A catarinense Mari Bridi é casada com o ator gaúcho Rafael Cardoso, com quem tem dois filhos, e já figurou nas manchetes após um desabafo nas redes sociais falando da pressão sobre sua forma física. Ela lançou, em parceria com a amiga e consultora de estilo Carol Fajardo, o perfil Todas Nós, focado em conteúdos sobre mulheres diversas e reais. Com seus mais de 500 mil seguidores, divide sua busca pela melhor versão, fala dos desafios na rotina com a família, sobre o quanto a autoestima vai muito além do corpo e como faz questão de ignorar os comentários negativos – muitas vezes, revestidos de "vou te dar um toque sobre isso".
Bell Rocha
Gorda e negra, a influenciadora baiana Bell Rocha, de 31 anos, inspira mulheres a não se limitarem pelo julgamento do outro. No Instagram, posta fotos de biquíni, compartilha seus trabalhos como modelo e fala sobre moda e beleza. Mas não foi sempre assim. A influenciadora conta que sua virada com relação à autoestima se deu por volta dos 24 anos. E partiu de uma decisão consciente de mudar sua perspectiva sobre si. Ela também lançou uma marca de biquínis para todos os corpos.
Fernanda Guerreiro e Camila Faus
Comandado pelas publicitárias Fernanda Guerreiro e Camila Faus, o perfil investe num olhar para a mulher madura. Os conteúdos passam pelas inseguranças com o envelhecimento, os desafios da menopausa, as neuras com as mudanças no corpo e a vida sexual.
Talita Ramos
A gaúcha é mãe de Bernardo e Bento e se consolidou como uma influenciadora focada em maternidade. Só que a pegada vida real de Talita esbarrou na questão da autoimagem pós-gravidez, e os posts em que ela abre o jogo sobre sua relação com o corpo viralizaram. A blogueira também tem uma marca que preza por conforto e estilo para corpos diversos.
Mirian Bottan
A paulista compartilha sua história de luta contra os transtornos alimentares. Ainda na adolescência, Mirian enfrentou a bulimia, e os episódios de compulsão alimentar e a relação destrutiva com o próprio corpo se intensificaram com o passar do tempo. Hoje, ela propõe para as seguidoras uma conversa franca sobre saúde mental, autoimagem e autoestima.
Ana Paula Xongani
Estilista, empresária e apresentadora do GNT, a influenciadora trata de temas como a autoestima da mulher negra. Ela apresenta uma visão crítica sobre os ideais de beleza e investe em fotos sem filtro, mas também aposta em assuntos como maternidade e lifestyle. Recentemente, dividiu a experiência de raspar o cabelo.
Jéssica Lopes
Jéssica integra o time que fala sobre autoestima da mulher gorda. Seu conteúdo inspira outras mulheres a não terem vergonha de seus corpos e a se amarem cada dia mais. Quem disse que gorda não pode usar minissaia? Ou cropped? A gaúcha quebra tabus, abre o jogo sobre a gordofobia e convida as seguidoras a se olharem com mais amor.