A ONU Mulheres elaborou um documento em que pontua possíveis impactos para as mulheres da crise gerada pelo novo coronavírus. No informativo, que foca nas mulheres da América Latina e do Caribe, a organização alerta para o risco de aumento da violência contra mulheres e meninas, especialmente a doméstica, no contexto de isolamento social necessário para conter o avanço do covid-19.
"(Os riscos) aumentam devido ao aumento das tensões em casa, e também podem aumentar o isolamento das mulheres", afirma o documento. "As sobreviventes da violência podem enfrentar obstáculos adicionais para fugir de situações violentas ou acessar ordens de proteção que salvam vidas e/ou serviços essenciais devido a fatores como restrições ao movimento em quarentena", pondera a ONU Mulheres.
Um dos principais motivos apontados por especialistas para que mulheres continuem atreladas ao parceiro agressor, a dificuldade para se manter financeiramente também foi citada no documento. A organização ainda lembra que a redução da atividade econômica em razão da pandemia afeta, "em primeira instância, trabalhadoras informais que perdem seus meios de sustento quase que imediatamente".
:: Onde mulheres vítimas de violência doméstica podem pedir ajuda no RS
:: Onde pedir ajuda contra a violência doméstica em Porto Alegre
No documento, a ONU Mulheres compartilha uma série de recomendações para minimizar os efeitos da pandemia em relação às mulheres. Um dos pontos refere-se à necessidade de garantir o acesso aos serviços de saúde sexual e reprodutiva, incluindo a atenção pré-natal e pós-natal. Veja a íntegra do informativo em bit.ly/COVID19_Mulheres.