Dizem que as pessoas ficam mais elegantes no frio. E há quem prefira as delícias típicas da cozinha dos dias gelados. Mas, vamos combinar: goste você ou não das temperaturas mais baixas, é ótimo enrolar-se em um cobertor para assistir à TV ou ler um livro, não é? Para ajudar você a aproveitar o melhor do inverno, Donna convidou experts para comentarem o que vem com tudo nos próximos meses.
O look
Por Patrícia Pontalti, jornalista de moda e colunista de Donna
"Aposte na elegância! Mas, atenção: uma elegância que rompe com convenções de outros tempos e usa de seus ícones, principalmente a alfaiataria, para criar novas combinações, muitas vezes unindo opostos e sempre pensando no conforto.
Ternos, calças de prega, vestidos sequinhos, paletós e camisas unem-se a modelos esportivos de jaquetas, moletons oversized, tênis que parecem catapultados dos anos 1990. É uma mistura do tradicional com o ousado que proporciona o olhar do hoje. No que investir? Um bom terno, uma peça animal print, uma saia mídi xadrez, uma bota caubói, um vestido combinação (o slip dress), um máxi tricô colorido, uma camisa branca bem classuda e uma jaqueta de pele bem fofinha em tom suave ou vibrante."
A make
Por Taís Andrade, maquiadora e colunista de Donna
"As cores seguem em alta! E, na maquiagem, os chamados blocos de cor surgem como tendência – seja com aplicações tradicionais ou inusitadas, como os grafismos.
Cores chamativas funcionam bem para qualquer idade, tom de pele ou formato de rosto. A democracia vale também se você quiser ser mais discreta e apostar em cores de uma forma mais suave. O que importa é colorir!"
O prato
Por Lela Zaniol, sócia-fundadora dos Destemperados
"Os cogumelos são uma das apostas para o inverno. O sabor é sensacional, são nutritivos e agradam carnívoros, vegetarianos e veganos – ou seja, um alimento democrático. Vindos da Serra e abundantes por lá, os cogumelos gaúchos estão caindo no gosto do público. Outra tendência, na verdade um desejo, é por cartas de vinhos cada vez mais acessíveis. Uma maneira de oferecer isso é ter opções de vinho em taça e também o 'vinho da casa', que é comum em vários países."
A artista
Por Luiza Piffero, editora assistente do Segundo Caderno
"Com um melódico sotaque pernambucano e muito carisma, a cantora e compositora Duda Beat é uma voz original na música brasileira que virou fenômeno de público em pouquíssimo tempo. A artista despontou no ano passado com o disco Sinto Muito, recheado de letras românticas e bem-humoradas – que lhe renderam o apelido 'rainha da sofrência pop' – embaladas por uma mistura de tecnobrega, pop, axé e dub. Em março, a moça mostrou ao público porto-alegrense que faz bonito no palco, lotando duas noites no bar Agulha, e, na próxima visita, promete encher um espaço bem maior: o Opinião, em 8 de agosto."
O exercício físico
Por Raquel Lupion, personal trainer, nutricionista e colunista de Donna
"Para evitar que a preguiça tome conta nos meses de frio, escolha exercícios de que você goste, para manter a constância. Indico as atividades indoor, feitas em ambientes cobertos e climatizados, para evitar as grandes variações de temperatura. Vale também apostar em práticas que estimulem não somente seu corpo, mas também a sua saúde mental e emocional, além da interação com novas pessoas, já que no inverno a tendência é ficarmos com a energia mais baixa. O que está bombando no momento: yoga, bike indoor e lutas."
Na TV e no cinema
Por Michele Vaz Pradella, repórter do Diário Gaúcho e autora da coluna Noveleiros
"O inverno está cheio de boas atrações para quem gosta de curtir o friozinho em casa, diante da telinha. Uma delas é a série Shippados, estrelada por Tatá Werneck e Eduardo Sterblitch e disponível na plataforma de streaming Globoplay. Criação da dupla Alexandre Machado e Fernanda Young – de Os Normais –, é uma mistura de humor sarcástico e crítica à era tecnológica. Vale maratonar!"
No cinema, histórias que marcaram a infância de muita gente ganharam nova roupagem – como Aladdin e, mais recentemente, O Rei Leão. No dia 18 de julho, vai ter muito adulto voltando a ser criança ao rever Simba, Nala, Timão e Pumba. A cereja do bolo é a inconfundível voz de Beyoncé, que dubla Nala na versão original. Ansiedade define!"
O livro
Por Claudia Tajes, escritora, roteirista e colunista de Donna
"Delicadeza pura: Sumchi, romance do autor israelense Amos Óz, fala de um dia na vida de um menino de 11 anos às voltas com seu primeiro amor na Jerusalém ocupada pelos ingleses. Para arrepiar os cabelos e dar boas risadas: Minha Irmã, a Serial Killer, novela de estreia da escritora nigeriana Oyinkan Braithwaite, é a história de duas irmãs com temperamentos muito diferentes e loucuras bem peculiares. Hollywood, claro, já comprou os direitos de adaptação para o cinema."