No último dia do ano, é impossível não fazer um balanço de como ele foi e prosperar por coisas melhores no próximo, não é?
2018 foi mais um ano com destaque de mulheres incríveis, como as que citei há poucas semanas. Mas, principalmente, acho que estamos em um momento de grande força feminina, de representatividade, de empoderamento, e tudo isso nos deixa mais fortes para assumirmos o que a gente é.
Por toda essa onda que tomou a todas nós, selecionei um dos vídeos mais fofos e importantes do ano pra mim para figurar tudo isso. É uma campanha publicitária que mexeu com uma das partes mais sensíveis da infância da menina negra: o espelho.
Veja:
Quando uma criança se vê representada, com exemplos positivos, ela recebe um gás de autoestima e se sente muito mais confortável no simples fato de ser, que parece um direito básico, mas sabemos que não.
Como meu trabalho nas redes sociais é cercado por esse sentimento e desejo de amor próprio do outro, esse é meu maior desejo para os próximo anos. O de pertencimento. O de se sentir bem da forma que escolhemos viver, de entender que a cor da nossa pele, do formato do nosso corpo ou de qualquer outra característica que impuseram ser a menos certa em sociedade não pode nos impedir de realizar nossos desejos e sonhos. E para conseguir isso, todos nós somos responsáveis!
A beleza está em todo o local e a vida de todos será melhor quando isso for realmente entendido e respeitado.
Duda Buchmann é blogueira que gosta de falar do mundo feminino, principalmente da mulher negra, e de inspirações que elevem a autoestima delas. Escreve semanalmente em revistadonna.com.