Roma leva o apelido de Cidade Eterna por razões que fazem todo o sentido. A capital italiana tem uma longa história que abrange milênios. Em cada esquina encontram-se monumentos de séculos passados, com segredos especiais e suas atrações parecem só aumentar a cada ano que passa.
A melhor maneira de ver Roma é caminhando, para curtir a beleza da cidade, sua arquitetura e sua grandeza atemporal, e também para se deparar com aqueles lugares secretos, ou não tão turístico assim, prontos para serem descobertos.
Esqueça os destinos óbvios! Abaixo, veja 12 lugares para ver e viver em Roma, explorando sua história, luxo, sabores e belezas:
Arte contemporânea no MAXXI
Projetado pela arquiteta Zaha Hadid, o MAXXI nasceu graças a um projeto para recuperar e reurbanizar velhos quartéis militares abandonados na região de Flaminio. É o primeiro museu italiano dedicado à arte e o melhor lugar para se ver arte contemporânea em Roma.
O espaço divide-se em dois. O MAXXI Art conta mais de 300 obras, de todos os cantos do mundo, mas principalmente de artistas italianos. Já o MAXXI Architecture é o primeiro museu nacional de arquitetura na Itália, com uma média de 50 mil desenhos dos séculos XX e XXI, fotografias (aproximadamente 25 mil!), diversas esculturas, além de protótipos, cartas e periódicos.
Villa Medici e a vida de realeza
Um palácio renascentista maravilhoso que foi construído para o cardeal Ricci da Montepulciano em 1540, mas vendido para Ferdinando de Médici em 1576. A área permaneceu nas mãos de Médici até 1801, quando Napoleão o adquiriu para a Academia Francesa.
A vila de estilo renascentista é como um museu a céu aberto, rodeada por dezenas de estátuas e fragmentos de mármore antigos encontrados nas terras, incluindo as famosas guirlandas de mármore de Ara Pacis de Augustus. O jardim cuidadosamente planejado é uma reminiscência dos maravilhosos jardins botânicos criados por Cosimo de Médici em Florença. O palácio fica a poucos metros da famosa Spanish Steps e conta com visuais incríveis da cidade.
Luxo e exclusividade no Hotel de Russie
Se hospedar no Hotel de Russie é como reviver um pouco da história de luxo de Roma. Quando abriu suas portas em 1818 em um antigo palácio, era frequentado principalmente por membros da aristocracia, elite russa, grandes nomes da arte (como Picasso), entre outros artistas.
O Hotel de Russie original funcionou do fim do século 19 até 1969, quando fechou e se transformou nos escritórios da TV estatal italiana RAIHoje. Em 2000, abriu novamente suas portas sob comando do grupo Rocco Forte Hotels, na mesma localização, a Via del Babuino, rua que liga a Piazza di Spagna a Piazza del Popolo e um dos lugares mais chiques da cidade,. Anda é destino de celebridades e personalidades e ponto de encontro da elite de Roma.
O hotel possui 86 quartos, sendo 34 suítes exclusivas (incluindo algumas inspiradas em artistas como a suíte Picasso). O ponto alto é o jardim interno onde está o Le Jardin de Russie Restaurant e o Bar Stravinskji, local frequentado por muitos italianos para um happy hour ou jantar.
A melhor gastronomia no Roscioli
Os apaixonados por gastronomia que visitam Roma certamente conhecem a história do Roscioli. Esta pequena empresa familiar redesenhou um quarteirão inteiro no coração da cidade, perto de Campo de Fiori, com uma autêntica experiência gastronômica em diversas formas, que incluem uma pequena loja, delicatessen, enoteca bar de vinhos, restaurante gourmet, padaria e um café com confeitaria.
O nosso preferido é o Roscioli La Salumeria. Os produtos estão todos expostos em volta das pequenas mesas, e o cardápio, não muito extenso, oferece o melhor de burratas, salumi, house-made pastas e uma variedade de vinhos. Uma belíssima experiência gastronômica!
Um clássico expresso no Sant'Eustachio il Caffè
Os romanos gostam de um café rápido, forte e quente, daqueles que precisamos fechar os olhos e engolir rápido, sem pensar muito. A bebida faz parte do estilo de vida dos locais, um aroma persistente que envolve as pessoas desde a manhã até depois do jantar. Muitos romanos bebem cinco ou mais expressos por dia e os bares e cafés são os seus templos.
O Sant'Eustachio IL Caffè é um das cafeterias mais antigas e populares da cidade e o melhor exemplo do clássico bar romano: minúsculo, simples e familiar. Tudo por lá é feito com café: biscoitos, barras de chocolate, bolos, farpes entre outros. Uma experiência imperdível para se viver em Roma.
A arte renascentista da Villa Farnesina
A Villa Farnesina, localizada em Trastevere, é considerada uma das criações mais nobres e harmoniosas do Renascimento Italiano. No início do século XVI, foi encomendado pelo banqueiro sienense Agostino Chigi ao arquiteto Baldassarre Peruzzi e hoje é um dos lugares mais lindos - e não tão turísticos - para apreciar a arte e decoração de de artistas como Rafael Sanzio, Sebastiano do Piombo, Giovanni da Udine, Giovanni Bazzi conhecido como Il Sodoma, Giulio Romano, Giovan Francesco Penni e o próprio Baldassarre Peruzzi.
Os jardins da Villa Borghese
Fuja das ruas e prédios e aproveite para curtir um lindo parque em sua visita a Roma. A Villa Borghese é o terceiro maior parque público de Roma, com cerca 80 hectares em pleno centro da cidade. Além dos belos jardins, a Villa Borghese conta com um zoológico, restaurante, o Museo Pietro Canonica e, a sua atração principal, a Galleria Borghese. Para manter a mesma identidade e beleza, os jardins foram refeitos no início do século XIX. Um lugar para respirar um pouco de ar puro e apreciar a natureza e a arte.
Rotina de um local no Campo de' Fiori Market
A Piazza Campo de Fiori, que já foi um campo de flores e, portanto, o nome, foi pavimentada em 1456 e graças a alguns edifícios proeminentes em sua volta, como o Palazzo Orsini, tornou-se uma parte muito popular de Roma, frequentada pelas figuras históricas mais influentes. Sua popularidade atraiu novos negócios para a região, abrindo oficinas, pousadas e restaurantes e até hoje, é um ponto de encontro de italianos e vários turistas. Desde 1869, é na sua praça que acontece o Campo de' Fiori Market, todas as manhãs, de segunda a sábado, um mercado conhecido por suas flores, frutas e vegetais. Se quiser ter um gostinho de um pouco da vida local, esse é um lugar para visitar pela manhã.
Noite em Trastevere
Trastevere significa “do outro lado do Tibre” e, depois de atravessar o rio, você notará a diferença! A vibe é moderna e boêmia, e você encontrará muitas lojas e pequenos restaurantes, arte nas ruas, pequenas ruas de paralelepípedos e uma vida jovem. Mas é a noite que o bairro vibra, com pessoas passeando e bebendo nos bares que se alinham nas ruas, nas praças ou calçadas. Encontre uma taverna ou bar, escolha um aperitivo, um coquetel com frutas frescas, e divirta-se.
Compras em Monti
Mesmo que a Via del Corso e a Via Condoei são lugares imperdíveis para quem quer fazer compras em Roma e viver o melhor das marcas de luxo italianas, é em Monti que você encontra lojas autênticas e marcas de novos designers que estão se destacando na moda local. As melhores ruas para fazer compras nessa parte de Roma são a Via Urbana e Via del Boschetto, que são perpendiculares entre si. No fim de semana, você também pode entrar no Mercado Monti, uma feira com peças vintages super conhecida e adorada pelo povo local.
Prove todos os gelatos
O que não falta em Roma são excelentes gelaterias, como novos e excelentes lugares surgindo o tempo todo. No entanto, os romanos são firmemente fiéis a um clássico: o Giolitti, a poucos quarteirões do Pantheon.
Essa gelateria existe desde 1900 e faz parte da história da cidade, servindo dezenas de sabores. Se você quer optar por uma gelateria mais moderna, a Fatamorgana é uma das mais populares. Todos os ingredientes usados nos relatos são naturais, com sabores super criativos e saborosos. E tem muitas mais opções e sabores para provar a cada esquina, afinal, em Roma vale experimentar um gelato por dia.
Experiência Fendi
A marca Fendi faz parte da história de Roma. O Palazzo Fendi não é simplesmente uma boutique emblemática - é uma experiência que permite aos visitantes desfrutar plenamente da magia da marca. O local combina o compromisso da Maison com a criatividade em todas as formas, desde suas coleções, passando por sua arquitetura até as instalações em constante mudança criadas em colaboração com artistas emergentes.
O espaço reúne uma flagship store que, além de contar com os produtos mais exclusivos da marca, te mostra o processo de criação. Outras atrações são um hotel de luxo chamado de Fendi Private Suites, o Palazzo Privè, espaço exclusivo para convidados especiais e um restaurante com rooftop bar (o famoso Zuma).
A casa de Fendi foi lançada em 1925 por Adele e Edoardo Fendi como uma loja de peles e couro na Via del Plebiscito, Roma. A marca desde então se preocupa em fortalecer uma relação com sua cidade natal e se preocupa em preservar a história de Roma, como em 2015 com o financiamento da restauração da Fonte de Trevi e a assinatura de uma parceria com a Galleria Borghese para apoiar as exposições do museu nos três anos seguintes. A "sua esquina"é uma das mais lindas e elegantes de Roma e uma visita a sua loja é obrigatória, assim como um drink no topo, com um visual lindo dos prédios da cidade.
Leia mais: