O desabafo de Bruna Marquezine retomou um debate sobre depressão e distúrbio de imagem. A atriz publicou uma sequência de vídeos nos Stories do Instagram e rebateu as críticas que tem recebido sobre seu corpo.
Bruna revelou que chegou a tomar laxante frequentemente para tentar emagrecer, mas que hoje está bem de saúde e que faz dietas e exercícios com acompanhamento profissional. Em um dos vídeos seguintes, a atriz de 23 anos reconheceu que o uso seguido do medicamento faz mal à saúde e fez o alerta a seus seguidores.
Segundo especialistas da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, ingerir laxante de forma indiscriminada, além de não gerar redução efetiva do peso, prejudica a saúde intestinal.
Donna consultou dois médicos para esclarecer dúvidas sobre o assunto. Confira:
O que é laxante e para que serve?
O laxante é um medicamento utilizado para tratar a prisão de ventre, que provoca contrações intestinais e estimula a eliminação de fezes.
– O uso de laxante só é indicado para pessoas que têm intestino preso ou quando precisa, do ponto de vista médico, limpar o intestino para eventuais exames, como uma colonoscopia, que examina internamente o cólon e o reto e é preventivo para o câncer de câncer colorretal. Fora isso, não tem por que usar laxante – sustenta a médica coloproctologista Maria Cristina Sartor, que é integrante da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva.
Quem realmente precisa do medicamento deve receber orientação médica para isso.
Falso emagrecimento
Por estimular o intestino e facilitar a evacuação, o uso de laxante pode dar a falsa impressão de emagrecimento, já que, com o intestino vazio, a barriga parece menor ou menos inchada.
– O uso do laxante acarreta alto custo à saúde, já que pode levar à deficiência nutricional e inflamações no intestino – diz o médico endoscopista Tomazo Franzini, que é diretor da entidade.
Riscos à saúde
Ainda conforme os médicos, ingerir laxantes com frequência pode provocar falta de vitaminas, já que, com a evacuação repentina, são eliminados eletrólitos e vitaminas dos alimentos que não chegam a ser absorvidas.
– O laxante vai atuar, principalmente, sobre o número de vezes que o intestino grosso funciona. Ele é o órgão que absorve sódio e potássio, diferentemente do que ocorre no intestino delgado – explica Maria Cristina.
– O uso excessivo e inadequado de laxantes prejudica a absorção intestinal e causa desequilíbrio na concentração de minerais. Assim, aumenta-se o risco de desnutrição, desidratação e distúrbio eletrolítico – pondera Franzini.
Laxante também pode causar diarreia excessiva e outros desconfortos como cólicas intensas, assaduras e hemorroidas.
Vício
Os especialistas também alertam para a possibilidade de o laxante viciar o intestino, e ele passar a só funcionar ao tomar o medicamento.
– É uma observação clínica. A paciente vai ficando bem mais dependente, como se o intestino só funcionasse com laxante. Mas não se tem comprovação científica disso – frisa Maria Cristina.
Alerta para a prisão de ventre
A coloproctologista ressalta a importância de, se a mulher sentir desconforto abdominal ou perceber o intestino preso, deve consultar um médico antes de ingerir remédios por conta própria.
– Intestino preso recente ou diarreia pode ser sinal que tem alguma coisa errada, sim. Se você tiver o primeiro sintoma e ingerir laxantes, você vai melhorar, mas pode mascarar um problema mais sério – afirma.