Você sabe quem são as mulheres que provocaram grandes mudanças no mundo? A BBC History Magazine fez uma lista com as 100 mulheres mais influentes de todos os tempos, e muitas delas talvez você nem tenha ouvido falar. A seleção foi feita com base na opinião de especialistas e com a votação do público.
A primeira colocada do ranking é a cientista Marie Curie (1867–1934), a primeira mulher a ganhar um Prêmio Nobel. Aliás, ela foi a primeira pessoa a receber duas vezes a distinção.
Em 1903, ela dividiu o Nobel de Física com o seu marido Pierre Curie e o físico Henri Becquerel; e, em 1911, foi laureada com o Nobel de Química.
Ela foi a responsável, junto com seu marido, a descobrir a radioatividade e os elementos rádio e polônio (que ganhou esse nome em função da origem do casal).
Marie Curie também foi pioneira em outra situação: foi a primeira professora a lecionar na Universidade de Paris.
Rosa Parks (1913–2005) ficou em segundo lugar na lista. Foi ela que desafiou a segregação racial nos Estados Unidos e se negou a dar seu assento em um ônibus para que uma pessoa branca pudesse se sentar. Este foi o início do movimento pelos direitos civis no país.
Completando o pódio, a ativista britânica Emmeline Pankhurst (1858–1928) ficou com o terceiro lugar. Ela fundou a União Social e Política da Mulher, começando uma campanha pelo voto parlamentar das mulheres na Grã-Bretanha. Pankhurst estimulou milhares de mulheres a exigir o direito à democracia.
Na lista ainda aparecem nomes como o da princesa Diana, da estilista Coco Chanel, as escritoras Virginia Woolf, Jane Austen e Simone de Beauvoir, além de Joana D’Arc, Madre Teresa de Calcutá, Frida Kahlo, Cleópatra e mais. Veja a lista completa no link.
Leia mais:
: