Você nem imagina, mas certos hábitos acabam atrapalhando sua vida profissional. Perfeccionismo, minimizar situações e sensibilidade são alguns dos comportamentos de mulheres que influenciam em suas carreiras. A lista é do livro "Como as Mulheres Sobem: Quebre os 12 hábitos que a retém do seu próximo aumento, promoção ou emprego", escrito por Sally Helgesen e Marshall Goldsmith.
1. Perfeccionismo
O hábito mais comum é o perfeccionismo, de acordo com os autores. As mulheres nas organizações tendem a ser mais recompensadas por serem precisas e corretas, enquanto os homens são mais recompensados por correr riscos.
"Faz sentido que as mulheres internalizassem a mensagem de que devem ser perfeitas para chegar a algum lugar", escreve Sally.
A busca por perfeição pode ser um dos principais problemas para as mulheres no trabalho. Se você espera ser perfeito, é mais provável que você espere também a perfeição dos outros, diz ela. Isso dificulta a delegação e desestimula os outros a terem vontade de trabalhar com você.
"Quando as mulheres são rejeitadas para o topo das empresas, muitas vezes é porque elas não são vistas como ousadas o suficiente", escreve a autora.
2. Minimizar situações
Outro hábito que acaba virando contra as mulheres é o fato de "minimizar": os autores dão o exemplo de quando alguém entra em uma reunião com atraso, as mulheres que já estão na reunião juntam suas cadeiras e juntam seus pertences pessoais para acomodar o recém-chegado. Por outro lado, os homens não se mexem. O questionamento que os dois pesquisadores fazem é: não seria melhor fazer com que os homens se mexessem, ao invés de dizer às mulheres para ficarem paradas?
"Sensibilidade e preocupação com os sentimentos e aspirações dos outros: não estamos dizendo para nos livrarmos desse comportamento. Estamos dizendo que essas boas práticas podem ter um lado sombrio que fica mais aparente à medida que você vai subindo na empresa", explica Helgesen.
3. Tentar ser aceita por todos
O desejo de ser querida por todos, por exemplo, é ao mesmo tempo um grande trunfo no início de sua carreira. Mais tarde, os autores afirmam que pode se tornar difícil dar críticas construtivas e responsabilizar as pessoas.
Apontar hábitos como este, de acordo com Helgesen não tem como objetivo culpar as mulheres. Na verdade é fazê-las pensar sobre esses comportamentos e assim tornar possível a possibilidade de ter uma carreira de ainda mais sucesso.
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