Já falei anteriormente da importância de brinquedos e imagens negros para inspirar crianças, e também fiz uma coluna mostrando novos blogueiros mirins que são inspiração para mães e crianças. Mas faltou trazer por aqui também a influência e necessidade do exemplo dentro de casa.
Toda criança precisa se sentir valorizada para ter autoconfiança. Imagina então as negras que já estão pré determinadas a passar por mais perrengues na vida, não é? A relevância de ter amor e incentivo entre os membros da família é total e faz toda a diferença para a criança crescer se sentindo bem com a própria pele.Um elogio de mãe, pai ou avó não é só um "elogio suspeito", mas sim um abraço na alma.
Mais colunas da Duda Buchmann
Parece óbvio o que estou falando? Mas não é. Recebo muitas mensagens de meninas suplicando por apoio na transição capilar, por exemplo, pois não têm nenhum dentro de casa. Pode ser que, às vezes, a falta de apoio venha como uma maneira de proteção, mas acredito que seja melhor valorizar a aparência natural do que impor algo que a criança não queira, ou indiretamente fazer com que ela não aceite a própria imagem.
Meu conselho é: ame seus filhos e mostre o quanto eles são belos e únicos (e que isso é uma coisa boa!) <3
Para ajudar nessa discussão, hoje vemos pais mostrando o valor da beleza negra para suas crianças, principalmente na internet. Compartilhando vivências boas e ruins e como lidam com a maternidade, como exemplo temos a cantora Negra Li, a atriz Samara Felippo e os atores Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso, pais de Titi.
Negra Li é mãe de uma menina de 8 anos e de um menino de poucos meses. Ela compartilha a sua rotina nas redes sociais e faz questão de mostrar os belos cachos enormes da filha Sofia e a parceria entre elas.
Samara Felippo é mãe de duas meninas e tem um canal no Youtube, Muito Além de Cachos, que fala de empoderamento infantil e representatividade. Em entrevista para Uol, a atriz disse que mesmo não sendo negra, nem tendo cachos, ela lutará por suas filhas.
Já a família Ewbank Gagliasso já teve que denunciar mais de uma vez atitudes racistas contra Titi. Bruno Gagliasso já declarou que espera que quando ela crescer e ver as notícias, saiba que seus pais sempre quiseram o respeito a ela e sua origem.
Duda Buchmann é blogueira que gosta de falar do mundo feminino, principalmente da mulher negra, e de inspirações que elevem a autoestima delas. Escreve semanalmente em revistadonna.com.