Inteligência Relacional é a maior onda do nosso tempo, dizem as pesquisadoras e especialistas em liderança e carreira Erica Dhawan e Saj-Nicole Joni, que escreveram juntas Get Big Things Done: the Power of connection intelligence (Faça grandes coisas: o poder da inteligência relacional, tradução livre ainda sem edição no Brasil).
A competência é moderna e promete ser tão importante e revolucionária quanto foi a da Inteligência Emocional na década de 90. Mas, afinal, o que é isso?
Dito de uma forma simples, Inteligência Relacional é a habilidade de combinar conhecimento, ambição e gente para criar produtos novos, ideias, conexões que gerem valor e significado. Ou ainda: é quando nós nos conectamos uns com os outros para inovar e compartilhar. As autoras destacam alguns exemplos práticos do uso da inteligência relacional, como o caso em que uma mulher pediu à Victoria Secret’s que fabricasse um sutiã de mastectomia que ajudasse milhares de mulheres como sua mãe, uma sobrevivente de câncer de mama.
Ou seja, combinou o conhecimento de uma demanda existente, compartilhou a ideia com a comunidade que poderia gerar o resultado e mobilizou pessoas para ter o objetivo alcançado. , um exemplo do uso da inteligência relacional. Essa competência é formada por cinco atitudes básicas, os chamados 5 C’s da inteligência relacional: curiosidade, combinação, comunidade, coragem e combustação.
Penso que, na prática, o conceito que pretende ser revolucionário está reforçando a importância de conectar as informações, fazer relações do todo que está na parte e que está no todo, como defende o sociólogo e filósofo francês Edgar Morin. Ter inteligência relacional é usar as ferramentas que estão disponíveis para fazer acontecer, usando o conhecimento disponível e o associando às pessoas e situações de diferentes maneiras para criar resultados. É verdade que a maneira como nos conectamos uns aos outros cria quem somos e o que fazemos.
Conheça as 5 habilidades da inteligência relacional:
- Curiosidade
A habilidade de fazer perguntas de diferentes jeitos e contextos para ganhar novas perspectivas para resolver problemas
- Combinação
A habilidade de reunir diferentes ideias, pesquisas ou produtos e combiná-los para criar novos conceitos, novas maneiras de pensar e gerar inovação.
- Comunidade
A habilidade de trazer pessoas para criar juntos, se conectar com mais e diferentes comunidades para gerar ideias.
- Coragem
A habilidade de se aventurar, perseverar, suportar incertezas, medos e eventuais desavenças quando compartilhar ideias. A coragem de ter conversas difíceis e encorajar a equipe a tê-las quando necessário.
- Combustão
A habilidade para mobilizar pessoas agir em busca de um objetivo.
Na prática, os quatro passos que resumem a ideia:
Take a dream (tenha um sonho)
Add Conection (adicione conexão)
Dream Bigger (sonhe grande)
Get Big Things Done (faça grandes coisas)
E aí, pronta para colocar a mão na massa?
Leia também