Ingredientes: Modo de fazer:
Pipoca caramelada com vinho: essa é uma forma diferente e simplesmente deliciosa de preparar pipocas.
Já contei para vocês que sou de Nova Bassano, interior do RS e lembro que na minha adolescência eu experimentei essa pipoca na casa de alguma das minhas tias. Depois passamos a fazer essa pipoca em casa e sempre foi uma das nossas preferidas. Então, essa pipoca para mim, é puro amor, é uma receita afetiva que eu amo fazer.
A parte mais bacana dessa pipoca é que ela é doce, mas também carrega aquela acidez deliciosa do vinho. Ficam simplesmente viciantes e ainda por cima com essa cor linda.
Aproveite os dias mais frios para preparar essa receita. Depois é só escolher um filme ou sua série preferida e curtir essa pipoca com as pessoas que você ama.
Pipoca caramelada com vinho
250 ml de vinho tinto seco
4 colheres (sopa) de açúcar
¼ xícara de milho para pipoca
1 colher (sopa) de óleo
Leve ao fogo uma panela com o vinho e com o açúcar e deixe ferver.
Enquanto isso, coloque o óleo em uma panela que tenha tampa e aqueça, então espalhe o milho para pipoca e misture. Deixe o fogo no nível baixo, tampe a panela e movimente-a para agitar os grãos, mas use um pano ou luva, tenha cuidado para não se queimar. Deixe a panela tampada até que as pipocas parem de estourar, mexendo de vez em quando.
Caso você tenha pipoqueira, faça a sua versão da receita. Se preferir, você também pode usar manteiga.
Voltando para a panela do vinho, continue fervendo até que ela reduza e comece a ficar espessa. Ela não deve ficar em ponto de calda grossa, fazendo fios, mas deve ficar bem reduzida. Você também pode testar em uma pipoca. Ela tem que ficar sequinha depois de fria e quase nada grudenta.
Com a calda no ponto, adicione as pipocas, misture bem usando uma colher grande e sirva.
Gosta de receitas com vinho? Então confira a receita dessa pera ao vinho tinto.
Veja também essa receita dessa deliciosa Pipoca Caramelada.
Outras receitas da Eline