Com cinco anos de carreira, a maquiadora Tatiana Goldberg percebeu que havia maquiado apenas duas modelos negras. Parece impossível, mas sei que ela não está sozinha e outros maquiadores também têm poucas oportunidades – ou até receio – de maquiar uma mulher de pele negra.
Se você tem pele mais escura, provavelmente já teve (e ainda tem) dificuldade para encontrar um maquiador que lhe agrade, afinal é difícil até obter produtos para nossa pele, mesmo que a gama específica para negras tenha aumentado consideravelmente nos últimos anos.
Tatiana não se conformou com a percepção e decidiu fazer um especial de beleza negra com inspiração na força e realeza das mulheres, sem deixar para trás a cultura atual, as lutas e a imagem feminina.
– A cor da pele e os estilos diferenciados fazem parte do meu trabalho. Vendo a realidade à parte da minha, revelando essa falta de representatividade, eu não consegui ficar parada assistindo – explicou a maquiadora. O resultado foi incrível! Ainda mais que os cabelos estão o mais natural possível.
A produção contou com Tatiana e seu marido Arthur Goldberg. Juntos eles confeccionaram as coroas, todas pensadas com foco na versatilidade. As fotos foram feitas pelo fotógrafo Matheus Pinho com assistência de Bruni Treiguer.
As modelos são Fernanda Farias, Fernanda Machado, Joana Souza e Lara Palhano, todas da Joy Model Management.
Duda Buchmann é blogueira que gosta de falar do mundo feminino, principalmente da mulher negra, e de inspirações que elevem a autoestima delas. Escreve semanalmente em revistadonna.com.