Pense que esse dia é tão importante para como quanto para você. É um dia emocionante, e se eles forem pais emotivos será difícil controlar os sentimentos. Além disso, pais tendem a trazer um tom mais sério ao discurso, o que não é um problema, mas talvez não explorem histórias cômicas do casal. É importante prestar atenção a três pontos: timidez, oratória e o quanto essa pessoa conhece a história do casal. Se for o caso, é interessante ter um amigo (a) ou padrinho (a) do lado da noiva e outro do noivo na hora do discurso. Essa pode ser a escolha certa se os noivos desejam um discurso mais descontraído e recheado de histórias bacanas do casal que possivelmente só os essas pessoas saibam. Sem problemas! Existem várias pessoas especializadas para tornar esse momento único. É preciso se informar, caso os noivos não sejam casados no cartório, se o celebrante de casamento contratdo possui autorização para realizar uma cerimonia que tenham efeitos civis. Inspirações de penteados para as madrinhas de casamento Chá de panela, chá-bar, ou chá de lingerie: qual é a sua cara?Faça você mesma: 5 ideias que você pode fazer para seu casamento
O discurso durante a cerimônia de casamento ilustra a história do casal, contagia os convidados com o amor dos noivos, celebra a união, lembra a todos o motivo dos noivos estarem ali juntando as escovas. Seja no religioso ou não, os celebrantes de casamentos tem uma grande responsabilidade.
Não existem regras. Fora da igreja, o casal pode convidar pastores, rabinos, diáconos, juiz de paz, os pais, os melhores amigos, os padrinhos, ou até mesmo contratar um profissional para esse momento.
Quer convidar os pais?
E os amigos ou padrinhos?
Avalie! Os noivos podem optar por ter os pais e os padrinhos fazendo o discurso. Apenas, peça para não ser um discurso muito longo, pois pode-se perder atmosfera desejada pelo casal.
Atenção! Consulte o passo a passo no cartório para verificar como a cerimônia realizada com parentes pode ter efeitos civis.
Foto: Yuri Sandenberg e Aninha Monteiro
Prefere contratar alguém?
Confira abaixo algumas dicas que selecionei com ajuda da celebrante de casamento Nicole Nazer.
- Conheça seu celebrante pessoalmente. Empatia é o fator decisivo.
- Entenda o processo de criação do texto. Veja se é genérico ou original.
- Compreenda se o estilo do contratado são discursos laicos, humanistas, ou ecumênico.
- Veja se o celebrante menciona ou não a filosofia/essência de vida do casal. Você não vai querer ouvir algo que não concorde nesse momento.
- Conte tudo sobre vocês. Conte sobre suas crenças, filosofia de vida, expectativas para a celebração, histórias engraçadas e divertidas, momentos importantes que passaram juntos.
- Não importa de que maneira, mas torne o celebrante seu amigo. O diálogo é fundamental para um discurso de sucesso e lágrimas. #preparaolenço
- Se possível, veja uma cerimônia realizada pelo celebrante. Preste atenção na dicção, oratória, em como ele ou ela conduz o texto e no astral que traz ao momento.
- Não existe uma regra para o tempo de duração, mas combine para que não seja muito longa, assim os convidados não irão se distrair.
- As celebrações podem ter a participação dos pais, padrinhos e até de todos os convidados. Tudo é permitido!
Leia também: