Conta a história que as brincadeiras de Amigo Secreto tiveram sua origem entre os povos nórdicos. Eles tinham o hábito de promover rituais para homenagear laços de amizade entre amigos e familiares. O Ancião ou líder da tribo iniciava com uma breve apresentação do grupo e distribuía as pedras de runas aleatoriamente entre os participantes.
CADA RUNA TINHA SEU PAR
A noite transcorria feliz e festivamente e, já perto do seu final, todos se reuniam um pouco antes do nascer do sol para trocar os presentes. A cada troca, esta mesma frase (linda!) era proferida:
“Sobre nós, apenas Deus; entre nós, ninguém. Somos amigos para sempre.”
A brincadeira popularizou-se em 1929, ano de início da Grande Depressão – a crise econômica que persistiu ao longo da década de 1930 terminando apenas com a Segunda Guerra Mundial e que é considerada até hoje o pior e o mais longo período de recessão econômica do século 20. Taxas de desemprego foram às alturas.
QUALQUER SEMELHANÇA…
Em plena crise, não havia dinheiro em abundância para comprar presentes para toda a família. Então, a brincadeira do Amigo Secreto popularizou-se para que todos pudessem sair da noite natalina com uma lembrança. Afinal de contas….
É ISSO QUE MAIS IMPORTA
Amigo Secreto é uma brincadeira do tipo “ame” ou “odeie”. Eu já amei; ainda não cheguei ao ponto de odiar, mas estou no caminho – caso continuem insistindo em brincadeiras imbecis.
QUAIS BRINCADEIRAS, MARIANA?
SÃO TANTAS…
A mais banana de todas é a do “Amigo com Frases”. Em duplas de papéis escreve-se frases que se completam. Por exemplo: No primeiro papel, “eu sou uma parreira”; no segundo, “eu sou seu cacho de uva”. Na outra dupla, “eu sou um pomar”; “eu sou sua laranjeira”. E assim por diante. Na hora do sorteio, cada um pega uma frase, descobrindo quem será na brincadeira e, ao anunciar-se, descobre seu par. Dá pra fazer complementos de casais de bichinhos também.
EU SOU UM LEÃO…
EU SOU SUA LEOAZINHA…
PUXA, QUE LEGAL!!!
ELA É MUITO MAL HUMORADA
Neste Natal em família, vou propor trocar o Amigo Secreto pelo Amigo da Onça – também conhecido como Inimigo Secreto. Como funciona? Muito simples: basta escolher um presente que seu amigo não vai gostar. Porque vamos combinar: implicar uns com os outros em família é um dos passatempos mais divertidos que há, vai dizer?
JÁ TENHO MIL IDEIAS DE PRESENTES