Ingredientes: Modo de fazer:
Já provou um chutney? Pois eles são uma delícia! Podem ter os mais variados sabores e vão bem com tudo. Combinam com hambúrguer, uma tábua de queijos, pães e também podem acompanhar carnes assadas.
Eu já preparei vários tipos de chutneys, mas esse acaba de entrar para a listinha dos meus preferidos. É agridoce na medida certa, tem o sabor e textura incríveis do figo e a mistura de especiarias conferem um sabor singular. Falando em especiarias, se você não tem alguma delas em casa, não deixe de fazer essa receita, mesmo assim ela ficará maravilhosa.
Mais receitinhas da coluna Mel e Pimenta?
250 g de figos frescos
60 g de açúcar mascavo
70 ml de vinagre de vinho tinto
1/2 cebola pequena picada
1/2 colher (chá) de raspas de laranja
1 pedaço de gengibre de 1 cm
3 favas de cardamomo (usar somente o miolo)
Noz-moscada ralada a gosto
1 canela em rama
3 cravos
Pimenta
Sal
Lave bem os figos, tire os cabos, corte-os em cubos médios e reserve.
Em uma panela coloque a cebola, o açúcar mascavo, o vinagre, o gengibre, as raspas de laranja e todas as especiarias. Leve ao fogo até reduzir e começar a engrossar os líquidos, adicione os figos, misture bem os ingredientes e cozinhe em fogo baixo por aproximadamente 30 minutos. Mexa de vez em quando e adicione água aos poucos, apenas o necessário para cozinhar sem secar ou grudar na panela.
Os figos devem ficar completamente macios, mas sem desmanchar os pedaços. Adicione uma pitada de sal, um toque de pimenta, experimente e verifique se é necessário ajustar alguma especiaria.
Descarte a canela e o pedaço de gengibre.
Coloque o chutney ainda quente em um vidro esterilizado.
Sirva com pães frescos, queijos e frios, carnes assadas e muito mais.