Foto: Luciane Garcia/Arquivo Pessoal Foto: André Nery, divulgação

O Alentejo é uma charmosa região de Portugal que compreende os distritos de Portalegre, Évora e Beja, além de partes dos distritos de Setúbal e de Santarém. É uma das mais cativantes regiões do mundo, com lindos campos de sobreiros e oliveiras. É também o meu lugar predileto no país.
Lindas planícies se estendem junto ao Tejo, com uma paisagem entrecortada por oliveiras que resistem ao tempo. Em uma de minhas idas fiz um tour gastronômico de bicicleta. Pedalamos por cidades pequenas como a encantadora Arraiolos, onde encontramos o Museu de Arraiolos, uma obra inimaginável naquele pequenino lugar.

Leia também
:: Vai a Berlim? Separamos os melhores passeios para conhecer a renovada capital da Alemanha:: Marrakech, um destino exótico para curtir as férias
Évora, com seu templo romano e a impressionante Capela dos Ossos é o principal ponto de parada para visitar a região. Comer e beber bem é a regra por aqui. Vinícolas como a famosa Cartuxa, onde a degustação é divina e a Herdade do Esporão – com seus deliciosos azeites – são programas para curtir com a calma que é típica do local.

Entre as opções de hotéis, destacam-se o Convento do Espinheiro, com sua capela lindíssima e quartos que misturam os ares do edifício conventual do século XV com design modernos e o arrojado e contemporâneo L’AND Vineyards, cujos quartos têm teto de vidro e um gostoso restaurante com uma estrela Michelin.

Os amantes da gastronomia e vinhos encontram no Alentejo uma ilimitada fonte de diversão, já que por lá muitos tours incluem hospedagem em hotéis-conceito, visitas diárias a vinícolas, consultas com enólogos e jantares com chefs renomados. Para quem quer aliar gastronomia ao esporte, é possível ainda intercalar as atividades com deliciosas pedaladas em grupo. Os mais aventureiros podem também fazer passeios de balão de ar quente, caiaque e barco à vela.