Mostarda de Dijon leva esse nome por causa da famosa cidade de Dijon, na França, que é grande produtora de mostarda em grãos e seus derivados.
Infelizmente, aqui no Brasil a mostarda Dijon tem um preço tão elevado quanto o seu sabor. Mas eis a boa nova: aprendi a fazer uma versão caseira e agora tenho o prazer de compartilhar com vocês! Sem exageros, essa receita fica simplesmente incrível e você vai economizar muito.
Mais receitinhas da coluna Mel e Pimenta?
Ingredientes
2/3 xícara de vinagre de vinho branco de qualidade
6 colheres (sopa) sementes de mostarda amarelas e pretas
3 colheres (sopa) mostarda inglesa em pó
1/4 xícara vinagre de vinho branco
2 colheres (sopa) mel
2 colheres (chá) sal
Como fazer
Coloque as sementes de mostarda dentro de um vidro que possua tampa, cubra com a primeira quantidade de vinagre e misture bem. Tampe e deixe em temperatura ambiente por três a cinco dias. Quanto mais tempo deixar a mostarda, ficará mais forte.
Passado o tempo de hidratação, abra o pote e, com um pilão, esmague parte das sementes o quanto conseguir. Essa parte irá conferir uma certa cremosidade. Caso não tenha pilão, pulse duas ou três vezes no processador.
Junte a mostarda em pó, o restante do vinagre, o mel e o sal. Misture bem e conserve na geladeira. Essa receita rende pouco mais que uma xícara de mostarda.