Imagine uma pizza, fatiada em vários pedaços. Cada porção é separada das outras, permitindo uma conveniente forma de segurar aquela fatia a ser saboreada. Essa é a forma como os homens sistematizam as informações. O raciocínio deles é dividido em fatias e cada uma delas contém um único e exclusivo assunto. O que as mulheres não conseguem compreender é que o homem vive uma fatia de cada vez: quando ele está na fatia do trabalho, é lá que ele ficará; quando está assistindo TV, é só isso que estará fazendo. Ele não consegue comer duas fatias ao mesmo tempo.
Depois que li esta explicação - que está no livro Por que os Homens Pensam e as Mulheres Sentem?, do coach Danilo Ferraz, não consigo mais olhar para os homens da minha família sem imaginar uma pizza na frente deles, todos saboreando um pedaço de cada vez. Provavelmente eles estão certos. Tenho sérias dúvidas se é mesmo um "dom" isso que nós, mulheres, temos de fazer várias coisas ao mesmo tempo. Provavelmente eles vivem melhor, com menos ansiedade e frustrações do que nós, que queremos abraçar o mundo e resolver todos os problemas - inclusive aqueles que nem nos dizem respeito.
Os homens comem um pedaço de pizza de cada vez, diz o autor do livro. Nós, mal damos a primeira mordida no lanche, bebemos um golinho de vinho, ajeitamos a sobremesa e já vamos limpando a cozinha. Ou seja: fazemos mil coisas ao mesmo tempo, e nos cobramos muito porque nem sempre dá para fazer tudo direito. Conseguimos dar atenção ao filho que chega mesmo quando estamos vendo um bom filme no vídeo. Paramos a leitura para ligar para os pais idosos só para saber como eles estão, enquanto esquentamos o jantar no forno. E, ao mesmo tempo em que fazemos tudo isso, estamos mentalmente pensando na agenda do dia seguinte, e já decidindo o cardápio do almoço. Eles, os homens, nunca conseguiriam engolir tanta pizza de uma só vez, tenho certeza disso.
Diz Danilo Ferraz que o livro ajudará o leitor - ou a leitora - a mudar sua perspectiva (e expectativas também) com relação ao outro sexo. "As diferenças entre homens e mulheres, uma vez compreendidas, lhe oferecerão a oportunidade de viver relacionamentos satisfatórios e duradouros", escreve o autor. Não custa nada tentar.
Antes, eu achava que era só o meu marido que não me ouvia quando estava na frente da televisão, ou com a cabeça no trabalho, ou em qualquer outro lugar. Agora, já sei que a culpa é da tal pizza, e que todos os homens (salvo as exceções) são assim. Menos mal.