Tenho certa adoração por assuntos de etiqueta. Não por acaso, criei a categoria Etiqueta no blog. Sempre que posso, me vejo lendo e estudando mais sobre o assunto. Eu acredito que elegância começa e termina com educação e conhecimento sobre boas maneiras e não com a roupa fashion e a bolsa da hora, se é que me entendem. Por isso, prefiro sempre estar com minha camisetinha básica e meu jeans, mas sabendo me comportar em sociedade.
A etiqueta que me interessa é a contemporânea, pois o mundo mudou e os hábitos também mudaram. Um dos assuntos de etiqueta que mais me atrai é em relação ao comportamento à mesa e à recepção dos convidados. Portanto, neste post, Mariana dará dicas de como você deve agir quando estiver sentado para apreciar as boas coisas da vida: seu almoço ou jantar. Seja ele em família ou com estranhos, afinal, boa educação não deve jamais ficar de fora das quatro paredes do nosso lar doce lar.
GARFO E FACA
Sempre segure o garfo com a mão esquerda e corte os alimentos tendo a faca na mão direita. Minha adorada irmã é canhota e quis saber o que deveria fazer. Alô, canhotos: vocês estão liberados para usar a faca na mão esquerda!
TALHERES APOIADOS NO PRATO
Está tudo muito bem, a comida está maravilhosa, mas chega a hora de descansar um pouco os talheres para bater papo, afinal de contas todo mundo se reúne à volta da mesa para comer, beber e conversar. Nesse momento, os talheres devem apoiados no prato na posição 7h20min do relógio, como mostra a ilustração. A boa etiqueta manda não apoiar os cabos dos talheres na mesa depois que estiverem sendo usados. Portanto, nada de metade do talher dentro do prato e metade (os cabos) apoiados na mesa, ok?
E QUANDO TERMINAR A REFEIÇÃO, MARIANA?
Neste caso, a coisa muda um pouco de figura. Há duas formas de acomodar os talheres sinalizando que a refeição está terminada.
Olha!
FOTO DA ESQUERDA: é a opção mais elegante: faca e garfo paralelos com os cabos voltados para você e apoiados na borda do prato.
FOTO DA DIREITA: é a opção mais usada: garfo e faca alinhados à direita do prato. Detalhe importante: em ambas as opções reparem que o corte da faca fica sempre virado para dentro.
CORTANDO O ALIMENTO
Este é um erro muito comum: segurar a faca enconstando o dedo indicador na lâmina. Horrível de ver, vai dizer? Deve-se segurar a faca com o dedo indicador apoiado sobre o seu cabo – mas NUNCA em cima da lâmina.
COMO É BOM SER UM ANIMAL