Um buscador online de passagens aéreas fez uma pesquisa no mínimo inusitada: entrevistou 700 comissários de bordo de aviões que fazem rotas internacionais, para saber qual o perfil do passageiro ideal e as coisas que mais os irritam durante os voos. E pelos resultados divulgados, é bom a gente ter cuidado quando entrar numa aeronave: eles não estão para brincadeira!
O que os comissários mais detestam ? vejam vocês ? é que o passageiro estale os dedos para chamá-los. Então, quando você tiver este ímpeto de friccionar o polegar e o dedo médio para fazer um barulhinho e chamar a atenção da aeromoça (ops, não se usa mais esta palavra), pense duas vezes. Ela pode se irritar e não atendê-lo mais até o final da viagem. Se você precisar de algo durante o voo, use a luzinha própria para chamar um tripulante. E reze para que alguém apareça. Ou, então, se o voo for longo, levante e vá lá no fundão buscar o que você precisa. Assim você se movimenta um pouco, o que é bom para a circulação sanguínea.
Em segundo lugar na ordem de coisas que irritam os comissários estão os passageiros que levantam do assento antes que se apague o aviso de afivelar os cintos. Nisso eu sou obrigada a concordar com eles. Às vezes, o avião mal toca o solo e já tem gente se levantando, abrindo o bagageiro. Nunca entendi o motivo. De que adianta pegar as bagagens de mão e ficar horas em pé, com o pescoço todo torto (se for alguém alto) parado no corredor do avião, até que as portas se abram? Os apressadinhos são irritantes mesmo.
Depois, em ordem de irritação, vêm os passageiros que colocam muitas malas no bagageiro superior. E, em seguida na ordem de coisas que irritam a tripulação vêm os passageiros que reclamam que não têm lugar para colocar suas coisas nestes bagageiros. Como assim? Não entendi. Uma coisa não é consequência da outra? Se quem chega primeiro no avião lota o bagageiro com suas coisas, quem entra depois na aeronave faz o quê? Se não existe bom senso, o prejudicado tem mais é que reclamar!
Em sexto lugar, aparecem os passageiros que falam durante a apresentação das normas de segurança. Eu concordo que é falta de educação, mas, às vezes, pra quem tem medo de avião, como é o meu caso, o melhor é nem ouvir aquelas frases: "... em caso de despressurização da cabine...." ou "... em caso de pouso na água...". Dá vontade de levantar e sair. Puro terrorismo!
Outras coisas listadas pelos comissários como irritantes: passageiros que pedem mais cobertores ou travesseiros, que colocam lixo no bolsão do assento, que pedem um lanche diferente, que chamam os comissários para reclamar da temperatura e que pedem uma marca específica de bebida.
Começo a achar que este pessoal que trabalha nos aviões está estressado demais. Tudo bem, tem muito passageiro chato mesmo. Mas, muitas vezes, reclamamos com razão: não há espaço para as pernas entre um assento e outro (para a imensa maioria que viaja na classe econômica), não há revista de bordo para todos os passageiros, "uma" bolachinha nem pode ser chamada de "lanche", algumas vezes o ar refrigerado congela até os ossos e em outras o abafamento à bordo é insuportável, os atrasos são constantes, os comissários nem sempre são corteses.... A lista de reclamações é grande também, do lado de cá. Deviam fazer uma outra pesquisa, ouvindo os passageiros.