Marcar ou não marcar os lugares dos convidados? Eis a questão. Sempre indico para às noivas que façam a disposição das mesas e escolham o lugar onde cada pessoa deve sentar. Mas sei que isso demanda um certo tempo do casal, já que é preciso pensar quem conhece quem, quais convidados têm afinidade com quem, e assim por diante.
Para te ajudar nessa decisão, confira as vantagens e desvantagens de marcar o lugar de cada convidado. #esperoqueajude
Vantagens:
- Recepção mais organizada.
- Mesas bem aproveitadas, evitando lugares vazios.
- Disposição por afinidade deixando os convidados mais à vontade, descontraídos e próximos de amigos e/ou familiares.
- Evita que os convidados saiam cedo da cerimonia religiosa para garantir um lugar próximo aos noivos ou da mesa de doces.
- Evita que casais ou amigos tenham que sentar separados e com pessoas que não conheçam.
Desvantagens:
- Nem todos irão gostar da disposição das mesas. Dica: para evitar isso tente fechar as mesas por afinidades, familiares juntos e amigos em comum.
- Investir tempo para organizar essa lista e remanejar quando necessário antes da festa.
- Investimento em marcadores para mesa. Dica: nomeie a mesa com nome de flores, ou apelidos dos noivos para deixar mais divertido esse momento.
Se você optar por marcar a mesa e o assento, é importante desenhar com a sua cerimonialista a disposição e a marcação de cada lugar para que, na hora da festa, não haja problema ou filas. Você pode optar por só marcar a mesa para onde o convidado deve se dirigir e não o assento onde ele deve sentar. Outra opção é marcar apenas as mesas da família dos noivos.
Veja mais inspirações de como marcar o lugar do convidado no pinterest da Revista Donna.
Maria Eduarda Santos é publicitária e proprietária da empresa Respira Eventos (@respiraeventos). A produtora tem MBA em gestão de eventos e cerimoniais de luxo, feito com os principais profissionais do Brasil no ramo de festas. Escreve quinzenalmente em revistadonna.com.