Não é coisa de pet lover nem exagero: lavar as patinhas do seu mascote depois de voltar de um passeio é um hábito extremamente importante não apenas para o animal, mas para toda a família.
Por mais limpa que pareça a grama do parque e mesmo que você não enxergue a sujeira do asfalto, saiba que são incontáveis os microorganismos que povoam o solo e o local onde pisamos, uma vez que podemos levar sujeiras e bactérias para qualquer lugar através dos nossos calçados — e das patas dos bichinhos.
Nosso corpo tem resistência e sabe se defender de muitos microorganismos patogênicos, mas no que se refere à higiene, sempre é melhor coabitar em um lugar limpinho e com menores riscos de desenvolver alergias e dermatites do que ficar exposto a vários tipos incômodos.
Por isso é tão importante higienizar as patinhas do seu mascote. A prática ajuda a evitar a propagação de sujeira e germes dentro de casa que podem prejudicar não só a saúde do animalzinho, mas de toda a família.
Como fazer a higienização?
Procure manter os pelos debaixo das patas aparados e tenha o costume de lavar — e secar bem — as patinhas do mascote depois de um passeio na rua. Lembrando que, lavar sem secar também pode comprometer a saúde da pele, propiciando o desenvolvimento de fungos.
Muita mão-de-obra essa coisa de lavar a patinha? Uma outra opção são as botinhas de passeio. De início, o animal pode ficar incomodado, mas, se for de um bom tecido e calçar de forma confortável, a botinha pode ser um bom investimento.
Daisy Vivian é diplomada pela UFRGS em Medicina Veterinária e Jornalismo. É autora dos livros "Cães e Gatos Sabem Ajudar Seus Donos" e "Olhe-me nos Olhos e Saiba Quem Você É", histórias reais sobre pessoas e seus animais de estimação.