Ficou curta demais unha do cachorro? É, acontece. Não se contorça em remorso. Cortar tanto a ponto de ela sangrar não é tão incomum assim, ainda mais com cães de unha de cor preta. Quando o animal tem a unha branca fica mais fácil visualizar a parte vermelha, que é exatamente onde se encontram os vasos sanguíneos que foram atingidos com o corte de alicate. Por conta disso, o tutor só se dá conta que foi além do que devia quando a unha começa a sangrar.
O que fazer?
Quando isso acontece, pare imediatamente de cortar as demais unhas do cão porque agora ele está com dor no dedo enquanto você está com a noção equivocada de corte de unha seguro. O mercado pet tem alguns produtos tópicos que estancam imediatamente o sangramento e alguns deles até podem vir com um componente anestésico incluído. Mas se você está a quilômetros de distância de uma loja, saiba que pó antisséptico colocado insistentemente sobre a área aberta acaba por auxiliar a estancar o sangue.
Saiba também, porém, que isso não elimina o desconforto que seu cachorro vai sentir nos próximos dias. Unha de cachorro quando sangra pode gerar uma dor semelhante àquela que sentimos quando quebramos a unha que fica colada no dedo. Arrepiou? Pois é. Seu cachorro está com muita sensibilidade nesse dedo e talvez fique ressabiado ao ver o tutor com um alicate ou tesourinha se aproximando dele.
Se você cortou a unha do cachorro e sangrou, a partir dessa experiência tenha em mente que aquela altura escolhida ficou muito perto dos vasos sanguíneos, chamado de leito da unha. E foi por isso que o sangue apareceu. Logo, da próxima vez, é necessário dar uma margem de segurança maior do que aquela.
Como tratar a ferida
Em casos mais extremos, cachorros que passaram por isso podem ficar com receio de encostar a pata ferida no chão. Quando for assim, você pode, além de pó antisséptico, colocar uma gaze sobre a unha e fazer pequeno curativo usando micropore sobre ela. Essa técnica, que chamamos de "botinha", vai auxiliar seu pet a não bater com a unha aberta nos móveis e no chão.
Como acertar o corte
Para evitar esse tipo de situação, existem alicates para unha de cachorro que autolimitam o corte. Isso se deve porque a ponta da unha encosta em uma base de inox do alicate, que limita a linha de corte a poucos milímetros. Isso faz com que você dê pequenos cortes cada vez que reduz o tamanho da unha. Essa particularidade do aparelho é interessante porque os acidentes acontecem com mais freqüência quando é o tutor quem decide em que altura vai cortar.
Procure ajuda
O prazo para que a unha comece a perder a sensibilidade é de sete dias. Para voltar a ter a confiança do seu cachorro, converse com especialistas em banho e tosa canina. Peça ao profissional mostrar qual é a altura segura para a cortar a unha do seu cão. E um conselho que vale a pena insistir : nunca tente descobrir o limite de corte por tentativa e erro, porque seu pet vai sofrer as consequências.
Daisy Vivian é diplomada pela UFRGS em Medicina Veterinária e Jornalismo. É autora dos livros "Cães e Gatos Sabem Ajudar Seus Donos" e "Olhe-me nos Olhos e Saiba Quem Você É", histórias reais sobre pessoas e seus animais de estimação. Escreve semanalmente em revistadonna.com.