Às vezes, os tutores pretendem planejar uma viagem e ficam meio aflitos. Isso porque a mais nova residente da casa ainda é filhote e pode surpreender a todos com um cio no meio do caminho. E agora? Quando é o primeiro cio de uma cadela?
Isso vai depender da conformação física e nutricional de sua mascote, além de fatores genéticos. Mas o que se costuma esperar é que ele apareça em torno dos seis a sete meses em cadelas de pequeno porte e de oito meses a um ano para as de porte médio a grande.
Atenção: o primeiro cio pode ser imperceptível
Ainda tem essa. Muitos tutores acreditam que suas cadelas com um ano, ou até um ano e dois meses, nunca entraram no cio. Por conta disso, desconfiam que as mascotes podem ser estéreis. O que ocorre é que algumas cadelas têm o primeiro cio de forma muito discreta, ou seja, quase não há sangramento. Sendo assim, e não havendo machos na casa que denunciem seu período fértil, pode acontecer de os tutores não perceberem que suas mascotes já estão maduras sexualmente.
Se esse foi o seu caso, aguarde manifestações do segundo cio, que pode aparecer na idade de um ano e dois meses nas cadelas pequenas e um ano e meio nas grandes. Eles costumam ser mais evidentes se comparado ao primeiro cio.
Se sua mascote foi acolhida de um abrigo, pode ser também que ela tenha sido castrada em tenra idade, razão pela qual o cio não se manifestou. Às vezes, a cicatriz é muito pequena e no meio dos pelos, não se mostra evidente.
Daisy Vivian é diplomada pela UFRGS em Medicina Veterinária e Jornalismo. É autora dos livros "Cães e Gatos Sabem Ajudar Seus Donos" e "Olhe-me nos Olhos e Saiba Quem Você É", histórias reais sobre pessoas e seus animais de estimação. Escreve semanalmente em revistadonna.com.