Conforto e estilo andam juntos na moda contemporânea e as marcas nacionais não têm economizado esforços para trazer opções que se diferenciem no visual e, principalmente, na experiência do consumidor.
Da pegada sustentável aos efeitos de brilho e movimento que a temporada quente anuncia como highlights, os lançamentos de tom conceitual prometem tirar as produções do lugar-comum.
Tudo isso sem abrir mão de estabilidade e aspectos funcionais, que já não podem mais ficar de fora.
Confira alguns destaques na seleção a seguir.
Iluminada
Uma mistura de pigmento fosforescente e PVC microexpandido está na base do efeito néon que faz toda a diferença no lançamento da Linus. Pensando nos looks das festas de fim de ano, a fashiontech sustentável lançou uma versão que brilha no escuro de sua sandália vegana. Conforme a marca, o calçado precisa ser exposto à luz solar para que fique iluminado à noite. O produto ainda é 100% reciclável, livre de metais pesados e agênero. A R$ 221 em uselinus.com.br.
Total glam
As marcas Arezzo e PatBo apostaram em criações com texturas, bordados, pedras e pérolas e muito glamour em uma coleção em collab para o alto verão 2023. Em destaque, a brasilidade e o trabalho artesanal, que é marca da assinatura de Patricia Bonaldi. São calçados e bolsas para o dia e para a noite, valorizados por superfícies naturais, como ráfia e couro. Preços sob consulta em arezzo.com.br.
Identidade urbana
Nove modelos de sandálias compõem o mix desenvolvido em colaboração da marca Kenner com o rapper L7nnon. A ideia é expressar autenticidade na produção limitada à mística quantidade de 777 pares. Na foto, o Rakka Slide Long L7, com solado megatratorado e design com foco no conforto e estabilidade. A R$ 229 em kenner.com.br.
Linhas orgânicas
Com formato de exoesqueleto, o lançamento da Crocs busca dialogar com o esporte e o streetwear. A linha Echo Clog faz referência ao movimento e traz características funcionais, como um suporte para o calcanhar e as 14 aberturas que tornam o modelo personalizável. Em duas cores, tem preços entre R$ 399 e R$ 429 em crocs.com.br.
Místicas
A Zaxy faz uma imersão no universo da astrologia ao lado da Ziovara para apresentar uma linha de calçados e roupas com estampas temáticas. Rosa, verde e roxo são o ponto alto da cartela que colore símbolos que remetem ao zodíaco, como o sol, a lua e as estrelas. A estética das modelagens flerta ainda com a tendência Y2K. Na foto, slide Zaxy Ziovara Up, a R$ 79,99, e meia de tule, a R$ 49,90 em zaxy.com.br.
Atemporais
O ator e apresentador Felipe Titto se uniu ao criador de marcas Mauricio Sepulveda para levar ao mercado a Urbankicks. Definida pela dupla como uma marca de calçados atemporais, tem como ponto de partida o lifestyle urbano com apelo de design. Já estão disponíveis 10 modelos de tênis e cinco slides, todos produzidos artesanalmente. As numerações vão do 36 ao 44 e os preços variam de R$ 229 a R$ 649 em store.urbanhelmet.com.