A temperatura mal despencou no Rio Grande do Sul e a indústria da moda já está completamente focada no próximo verão. No segmento calçadista, a temporada começa na próxima segunda-feira (23) e segue até a quarta (25), no SICC – Salão Internacional do Couro e do Calçado. O evento, que ocorre no Centro de Eventos do Serra Park, em Gramado, conta com 1,4 mil expositores, de 250 marcas, apresentando ao varejo suas novidades para a primavera/verão 2023.
Além de ponto de partida para rechear os estoques das lojas nos próximos meses, a feira é um termômetro das tendências que vão dominar as vitrines e os looks da estação. E já podemos antecipar: vem por aí muita cor, brilho e movimento!
Além das referências
Otimismo, nostalgia, esperança. Sentimentos à flor da pele devem dar um tom vibrante ao visual, tendo o conceito dopamine dress (em referência à necessidade de encontrar o bem-estar) entre os mais fortes. Da monocromia ao color blocking, as cores assumem a frente na trilha fashion.
Na cartela, destaque para as variações de pink, amarelo néon, laranja e vermelho. Já tons mais lavados de verde, azuis, off-white e, especialmente, o lavanda trazem suavidade, remetendo a um frescor necessário aos dias quentes. São resquícios de um sentimento de alívio, de volta à normalidade pós-pandemia, representados no street style e nas passarelas mundo afora.
Revival turbinado
O namoro das produções com o final da década de 1990 e início dos anos 2000 chega à sua fase de ouro, trazendo de volta vários elementos icônicos. Se no vestuário os holofotes estão nas cinturas baixas e corpos extremamente expostos pelas transparências, nos pés, são as tiras ultrafinas que deixam muita pele à mostra. Para garantir a carga de brilho característica da época, correntes, spikes, pedras e superfícies metalizadas, com muitas texturas e cores intensas ganham vez.
Minimal x maximal
Dos modelos relax, como o slide e a birken, aos esportivos, conforto segue como palavra-chave. As assimetrias são prioridade no design, se revelando nos solados e saltos arquitetônicos. Linhas curvas, volumes e texturas acendem o alerta de que a pegada é não passar despercebida. Até mesmo as propostas mais clean trazem um pouco desta referência, ressaltando geometrias, recortes, tiras e efeitos com aspecto handmade.
Outras apostas
- Bicos quadrados
- Tamancos
- Saltos blocados médios e altos
- Tiras com efeito de listras
- Meia-pata super alta
- Solas semitratoradas
- Materiais ultra macios
- Tramas, rendas e superfícies naturais