Sapatos têm o poder de transformar completamente um look – do vestido pretinho básico à dupla infalível calça jeans e camiseta. Conheça três marcas gaúchas independentes que apostam em pares que acrescentam uma boa dose de estilo a qualquer produção:
Nastra Shoes
A Nastra é daquelas descobertas inusitadas que fazem a gente brilhar o olho, sabe? Conheci a marca em uma das minhas (muitas) andanças pela timeline do Instagram e foi amor instantâneo. Primeiro, porque a grife de Novo Hamburgo investe em modelos mais pesados e super personalizados – como o sneaker com estampa de panda e o sapato repleto de fivelas. Tudo é produzido pela Aline Fenker, que aprendeu sobre o ofício quando trabalhava na saudosa Louloux. Na etiqueta própria, a guria segue investindo em ideais como sustentabilidade, sem deixar de lado a mistura esperta entre moda e arte.
Okoko&Abel
Se você não tem medo de ousar quando o assunto é moda, precisa conhecer a Okoko&Abel. A marca capitaneada pela dupla Ana Letícia Sabi e Vinícius Kniphoff investe em modelos para fashionista nenhum botar defeito – não à toa, a etiqueta já esteve presente na passarela da principal fashion week do país em parceria com nomes como Lino Villaventura. Como gostam de dizer, mesclam ideias avant-garde com um processo de produção minucioso e artesanal. O resultado são peças como a bota de cano altíssimo em vinil acima, ou o sapato repleto de aplicações, feitos em uma grade generosa, do 34 ao 45.
Grunde Shoes
Com menos de um ano de vida, a Grunde Shoes já faz bonito quando a pedida é unir tendências do momento com conforto. A marca de Pelotas investe em modelos para quem preza por opções versáteis e originais, que adicionam aquele toque de estilo ao look básico, sabe? Para o inverno, a Grunde já mostrou uma seleção de botinhas – da ankle boot em vinil a open boot com zíperes e fivelas. Na coleção, não faltam também o onipresente animal print e os modelos como a chelsea boot em versões mais básicas.