Mais um episódio polêmico envolvendo a família real britânica deve ser revelado no livro de memórias do príncipe Harry, Spare, que será lançado na próxima terça-feira (10). Segundo o jornal The Guardian, ele conta na obra ter sido agredido fisicamente por seu irmão mais velho, príncipe William, durante uma discussão em 2019.
De acordo com o periódico, Harry escreve que durante um desentendimento na cozinha de sua casa em Londres, William teria chamado sua esposa, Meghan Markle, de "difícil", "grosseira" e "ríspida". Na sequência, ele teria lhe derrubado no chão enquanto a discussão continuava, disse o Guardian.
"Ele me agarrou pela gola (da camisa), arrancou a gola e me jogou no chão. Caí na tigela do cachorro, que quebrou nas minhas costas, com pedaços me cortando", relatou o jornal, citando o livro.
Harry então teria dito ao irmão mais velho para ir embora. William pareceu "arrependido e pediu desculpas", afirmou Harry, segundo a publicação.
O veículo continua a conversa entre os dois príncipes mencionada no livro:
"William voltou e afirmou: 'Você não precisa contar à Meg'.
'Quer contar você que me atacou?' (Harry)
'Eu não te ataquei, Harold', respondeu William, que parecia estar usando um apelido de Harry."
A mais recente revelação sobre o tumultuado relacionamento dos irmãos é divulgada quando seu pai, o rei Charles III, se prepara para sua coroação em maio, após a morte da rainha Elizabeth II, aos 96 anos. Harry e Meghan revelaram suas experiências na família real britânica em uma série documental da Netflix.
Na produção, o casal atribui grande parte de sua infelicidade ao racismo e ao assédio da imprensa sensacionalista. A mudança para o estado natal de Meghan, a Califórnia, nos Estados Unidos, os tornou impopulares no Reino Unido, onde são frequentemente retratados pela imprensa como egoístas.
Em trechos de uma entrevista para as emissoras ITV no Reino Unido e CBS nos Estados Unidos, transmitidas esta semana antes do lançamento do livro, Harry afirmou que quer "uma família, não uma instituição".
— Gostaria de ter meu pai de volta. Gostaria de ter meu irmão de volta — disse ele.