Maria Guilhermina, filha de seis meses do ator Juliano Cazarré, que estava internada desde o seu nascimento em um hospital de São Paulo para tratar de uma doença cardíaca rara, foi transferida nesta quinta-feira (15) para uma instituição médica do Rio de Janeiro. O transporte da menina foi realizado em uma UTI aérea. A informação foi divulgada pela esposa do artista, Letícia Cazarré, no Instagram.
"Depois de seis meses separados, finalmente conseguimos transferir a Maria Guilhermina para um hospital no Rio, próximo da nossa casa! Viemos de UTI aérea, uma viagem muito tranquila em que ela dormiu o tempo inteiro", relatou ela.
Letícia ainda informou que ela e Juliano ficarão mais ausentes das redes sociais nos próximos dias porque precisarão cuidar das questões referentes ao novo hospital onde a filha permanecerá internada para continuar o tratamento. "Agora teremos dias de adaptação à nova rotina familiar, ao novo hospital e, por isso, talvez a gente não consiga responder a todos por enquanto", explicou.
A mãe da menina também aproveitou a ocasião para agradecer pelas mensagens de apoio enviadas pelos fãs, amigos e familiares. "Saibam que estamos muito unidos a vocês pelas orações, pelo carinho que recebemos todos os dias e sabemos que muito do que suportamos foi graças ao apoio de vocês. Obrigada especialmente aos amigos de São Paulo, novos e antigos, que muito fizeram para nos acolher e aliviar o nosso fardo durante esse tempo fora de casa".
Por fim, Letícia também estendeu o agradecimento aos médicos que até então estavam cuidando de sua filha e aos amigos e conhecidos do Rio de Janeiro que estão dando suporte ao casal.
Desde o nascimento, Maria Guilhermina tem se submetido a cirurgias para tratar a doença. Por conta das internações, os pais, que moram no Rio de Janeiro, precisavam se desdobrar para acompanhar a filha na instituição médica paulista.
Além da menina, o casal tem outros quatro filhos: Vicente, 12 anos; Inácio, nove; Gaspar, três; e Maria Madalena, um ano e 11 meses.
Registros da viagem
Letícia divulgou imagens do trajeto nos Stories:
A doença
A filha do ator foi diagnosticada com anomalia de Ebstein, uma cardiopatia rara que é congênita (está presente desde o nascimento) e caracterizada por uma má formação do coração. Pessoas com essa anomalia nascem com a valva tricúspide (válvula cardíaca que fica entre o átrio direito e o ventrículo direito do coração) na posição errada.
Por conta dessa anomalia, o coração pode funcionar com menos eficiência e, ao longo do tempo, levar a insuficiência cardíaca e arritmias.
O tratamento varia de acordo com a gravidade da doença e das condições de saúde do paciente. O procedimento utilizado, de modo geral, é cirúrgico e consiste na tentativa de restaurar a valva tricúspide. As informações são do site do médico Drauzio Varella.